A Cortina Burra ainda Pulsa - mais um capitulo dessa tragédia nacional.
Já faz algum tempo não sei bem ao certo quanto, que li um artigo sobre a educação brasileira em alguma revista de circulação nacional aqui do nosso Brasil, e não é que estava eu realizando o mesmo roteiro hoje, numa sexta-feira, primeiro de abril de 2011 e mais uma vez me deparei com notícias alarmantes sobre a qualidade da educação pública que é oferecida aos Brasileiros. A matéria desse grande jornal de circulação nacional dizia algo assim: - as poucas escolas estaduais paulistas com bom nível de ensino estão fora da capital de São Paulo, aponta o IDESP, (Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo). Entre os mais de 3.500 colégios com o nono ano de ensino fundamental, por exemplo, apenas cinco do interior tiraram ao menos nota seis (o mínimo ideal considerado pela Educação). E tem mais, no ensino médio, somente quatro escolas atingiram o índice ideal (cinco ou mais), nenhuma na capital paulista. A cidade também fica fora no Grupo das 20 melhores escolas do Estado em cada nível. Mesmo que eu esteja estarrecido (e estou) com essas informações, prometo não cair na tentação de criticar o modelo da educação em nosso País. O que a meu ver é algo muito fácil de ser feito, haja vista que o Brasil não possuiu e nem prima por ter uma educação de base capaz de inicializar os brasileiros com o mínimo necessário para conseguir uma formação acadêmica satisfatória. - Seria talvez porque os Políticos deste País não desejam formar cidadãos questionadores? Será?
Mas o que é o IDESP?
É o Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo, que combina os resultados obtidos pelos alunos nas provas de matemática e português do Saresp, o sistema de avaliação da rede, com dados de aprovação, reprovação ou abandono.
As Médias por Série são estas:
3,86 = IDESP 2009
3,96 = IDESP 2010
7,00 = É a Meta até o ano de 2030
- Estes dados são do 5º. Ano do ensino fundamental (antiga 4º.série)
O Índice varia de Zero a Dez
2,84 = IDESP 2009
2,52 = IDESP 2010
6,00 = É a Meta até o ano de 2030
- Estes dados são do 9º. Ano do Ensino Fundamental (antiga 8º.série)
O Índice varia de Zero a Dez
1,98 = IDESP 2009
1,81 = IDESP 2010
5,00 = É a Meta até o ano de 2030
- Estes dados são do 3º. Ano do Ensino Médio
O Índice varia de Zero a Dez
Segundo a matéria (FSP e AdF) – a meta do governo estadual é que até o ano de 2030 a rede atinja as metas e seja equivalente aos países desenvolvidos. Esse objetivo já foi alcançado por uma escola, a Escola Estadual R.P., em Cândido Rodrigues, a 352 Km de São Paulo. Esta Unidade é considerada a melhor do ensino médio no Estado de São Paulo. Agora vamos até a pior escola no desempenho do IDESP 2010, que obteve o pior desempenho no terceiro ano do ensino médio. Lá os funcionários dizem que a má avaliação não se deve exclusivamente à qualidade do ensino, mas, sim à postura da direção da escola em reprovar os alunos. Para chegar ao IDESP também é calculado o número de reprovação dos alunos. O índice desta escola segundo o IDESP é de: 0,52, o pior do ranking.
Neste espaço (WWW.administraçaonoBlog.blogspot.com) existem alguns artigos que tratam deste assunto mais a fundo, de todo o descaso que o Povo desse nosso País é obrigado a receber calado, mesmo sendo um fiel contribuinte dos impostos mais altos do mundo, ele (o povo) não recebe NADA de boa qualidade, somente as migalhas destinadas ao povo trabalhador. Não estenderei mais este artigo, afinal, nós já sabemos o que está errado, só nos falta à união e o interesse em fazer valer os nossos direitos de cidadãos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário