Conceitos
·
Ambiente: Conjunto
de todos os fatores que, dentro de um limite específico, se possa conceber como
tendo alguma influência sobre a operação do sistema considerado.
·
Análise ambiental: Corresponde ao
estudo dos diversos fatores e forças do ambiente, às relações entre eles ao
longo do tempo e seus efeitos ou potenciais efeitos sobre a empresa, sendo
baseada nas percepções das áreas em que as decisões estratégicas da empresa
deverão ser tomadas (OLIVEIRA, 2006, p. 93).
o
Por que estudar o ambiente?
o
Ele não é sempre o mesmo?
As economias oscilam de acordo
com a vontade dos mercados;
Os mercados estão à mercê dos
órgãos reguladores;
Os concorrentes ansiosos por uma
fatia maior do quinhão;
Os fornecedores ávidos por
submeter às empresas seus produtos;
Os clientes mais exigentes;
Sobrevivência da empresa.
Conceito de Ambiente Geral e Setorial
Para executar uma análise ambiental de forma eficiente e efetiva,
um administrador deve entender bem o conceito de ambiente.
AMBIENTE
EMPRESARIAL é o conjunto de fatores que
afetam os resultados da organização e sobre o qual só se pode, no máximo,
influenciar. Existem dois ambientes: o GERAL (externo) e SETORIAL
(interno)
Onde:
Ambiente externo (extra
organizacional e incontrolável; onde se encontram as organizações)
Ambiente interno (intra
organizacional e controlável; onde os controles podem ser exercidos)
Ambiente geral e
setorial: diferenças
O ambiente geral tem sete variáveis que podem gerar ameaças ou
oportunidades para diferentes setores; o ambiente da indústria é específico de
um setor, tendo como variáveis as cinco forças competitivas de Porter e os
órgãos reguladores. As variáveis do setor além de gerar ameaças e
oportunidades, definem o potencial de lucratividade desse setor.
Análise SWOT
Uma das técnicas de análise de fatores mais conhecidas é
denominada de SWOT, cujo nome deriva das iniciais de quatro palavras em inglês,
que representam os quatro fatores de análise de modelo.
S –
Strengths = Forças
W –
Weakness = Fraquezas
Opportunities = Oportunidades
T = Threats
= Ameaças
A importância da análise SWOT
A Análise SWOT, cuja sigla
significa Strenghts (Forças), Weakness (Fraquezas), Opportunities
(Oportunidades) e Threats (Ameaças), é um diagnóstico que visa mapear a atuação
de uma organização e dos seus serviços e/ou produtos no mercado, identificando
as forças e fraquezas do ambiente interno e as oportunidades e ameaças
oferecidas pelo ambiente externo à empresa.
Dessa forma, a Análise SWOT
possibilita o conhecimento de todos os fatores que estão prejudicando o
desenvolvimento da organização e daqueles que a beneficiam. A partir dessa
evidência, a instituição poderá aprimorar seus pontos positivos, sanar seus
pontos negativos, aproveitar as oportunidades e atentar-se para as ameaças do
mercado.
Portanto, a análise do ambiente
externo, principalmente em épocas de crise, é fundamental para qualquer
organização, já que apesar de não poder controlar o ambiente externo, a empresa
deve conhecê-lo e monitorá-lo com frequência, de forma a aproveitar as
oportunidades e evitar as ameaças. Entretanto, vale ressaltar que evitar
ameaças, como em casos de crises mundiais, nem sempre é possível, porém,
pode-se fazer um planejamento para enfrentá-las, minimizando seus efeitos.
Somando-se a isso, a realização
da Análise SWOT é imprescindível para a elaboração de estratégias, além de
auxiliar os gestores no processo decisório, pois essa ferramenta permite que
sejam tomadas decisões balanceadas, buscando as melhores ideias e soluções para
antever e conter os possíveis danos que a crise pode gerar.
Análise do Ambiente Interno
A finalidade desta abordagem é um diagnóstico interno da empresa,
buscando mostrar seus pontos fortes e fracos, frente a um conjunto de
informações obtidas pela análise externa e, referente tanto ao contexto –
Negócio x Produto x Mercado com os valores dos.
Dará importantes sinalizações quanto às suas atuais condições de
competitividade no mercado em que atuamos.
Como Estamos?
Analisando fatores internos
Tudo o que identificamos de positivo internamente na empresa denominamos
de Forças ou Fortalezas, e todos os fatores negativos identificados são
denominados de Fraquezas ou Debilidades.
- A análise interna deve considerar as decisões estratégicas
tomadas no passado e presente e os recursos que ela possui
disponíveis para o futuro.
Recursos
Os recursos podem ser:
Financeiros: sua
capacidade de investimento, endividamento e capitalização;
Humanos: seus
colaboradores e suas capacidades, conhecimentos e competências;
Tecnológicos: envolvem as
patentes, tecnologias e técnicas que a empresa possui;
Materiais:
equipamentos,estruturas, matérias-primas disponíveis etc.
Questão
Como a patente de um remédio pode ser considerada uma força na
indústria farmacêutica? Justifique.
Considerando a pergunta acima, relacione as vantagens e as forças
que uma indústria farmacêutica teria em fabricar um fármaco genérico para
concorrer com o medicamento cuja patente ela mesma detém.
FCS – Fatores
Críticos de Sucesso
São pontos críticos de um negócio porque é neles que é exigida
muita competência para sustentar o negócio e enfrentar a concorrência.
FCS – é aquilo que precisamos fazer bem feito para obtermos
sucesso em um negócio.Representam valores para os clientes.
- Representam
valores dos clientes.
- São
controlados pela empresa.
- São
atributos ligados ao próprio negócio.
- Mudam
com o tempo.
- São
considerados internos à empresa – embora identificados de fora para dentro.
Pontos Fortes e Pontos Fracos
Pontos Fortes – é uma característica ou uma
diferenciação existente na empresa que lhe proporciona ou provoca uma vantagem
operacional no seu ambiente empresarial.
É uma variável controlável.
Quando uma empresa é melhor em um certo FCS, este atributo
torna-se um ponto forte.
O ponto forte favorece a empresa quando diante de uma ameaça e
oportunidades do ambiente.
Pontos Fracos – é uma característica ou uma
situação inadequada da empresa que lhe proporciona ou provoca uma desvantagem
no ambiente empresarial. É uma variável controlável.
Quando uma empresa é inferior ou pior em certo FCS, este atributo
torna-se um ponto fraco.
O ponto fraco limita a empresa quando diante de ameaças e
oportunidades do ambiente.
Forças e Fraquezas
Essas competências são críticas para a elaboração da estratégia
porque podem ser usadas para obter vantagens competitivas. Além disso,
estabelecem um limite de competitividade dentro do cenário para quem não as
possui. A estratégia também deve levar em conta as fraquezas e pontos de
vulnerabilidade da empresa que irão restringir suas opções estratégicas.
Metodologia para Análise Interna
1) Análise das funções empresariais.
Marketing e Vendas; Produção / Qualidade; Suprimentos
(compras e transportes); Finanças; RH e Administração.
2) Identificação dos Fatores Críticos de Sucesso dentro
das funções empresariais e a posição da concorrência .
Vantagem Competitiva. Neste momento a empresa passará a
identificar alguns objetivos concretos visando o seu desenvolvimento, sua melhoria
operacional e, por consequência, obterá um conjunto valioso de informações para
definição de suas estratégias futuras.
3) Análise Objetiva da Concorrência – quando a
empresa passa a se comparar com a concorrência em cada um dos Fatores Críticos
de Sucesso, e de forma isenta, ela está realizando uma das atividades mais
importantes de qualquer negócio, que uma análise objetiva da concorrência.
As informações vieram da análise externa do ambiente.
Metodologia para Análise Externa
Como Estamos?
Deverá buscar informações, as mais reais possíveis, dentro de três
grandes blocos:
ü Identificação de ameaças e oportunidades à empresa.
ü Análise do contexto de negócios x produtos x mercados.
ü Identificação dos valores dos clientes.
ü Cenários estratégicos.
ü Análise do macro ambiente
Ameaças
São
forças, variáveis ou situações externas, adversas à empresa, criando obstáculos
ao seu desempenho esperado e não controláveis pela empresa dentro e um
determinado cenário.
Exemplos: Juros altos; âncora cambial; queda dos impostos de
importação; ausência de financiamentos em longo prazo; etc.
Oportunidades
Forças,
variáveis ou situações externas dentro de um determinado cenário, não
controláveis pela empresa e que podem favorecê-la além de seu desempenho
esperado desde que sejam identificadas e por ela aproveitadas satisfatoriamente
em tempo hábil.
A estratégia de sucesso deve
estar adequada às oportunidades e ameaças identificadas pela companhia.
Uma estratégia bem concebida é a
que almeja capturar as melhores oportunidades de crescimento e defender-se de
ameaças externas ao bom desempenho e performances futuras.
Objetivos desta análise
a) Neutralizar as
ameaças
b) Alavancar-se nas
oportunidades
Munir a empresa sobre informações mais adversas ou favoráveis
dentro de um horizonte de tempo e decorrente de cenários que deverão
ser elaborados.
As finalidades dos diagnósticos de situação são, em primeiro
lugar, fotografar a situação da empresa e de seu ambiente no
instante atual e, em segundo e importante momento, dar ao
dirigente os dados ou informações que ele ou a empresa
precisam para que seja alçada ou projetada para uma nova situação desejada, num
futuro próximo.
Características do mercado.
A característica de um mercado impõe limites aos tipos de
estratégia que uma empresa pode implantar. Para identificar essas
características, é preciso fazer as seguintes análises:
◦ Tamanho
do mercado, taxa de crescimento e estágio no ciclo de vida.
◦ Padrão
de competitividade dos concorrentes.
◦ Barreiras
de entrada e de saída do mercado.
◦ Natureza
e velocidade das mudanças tecnológicas.
◦ Características
do produto e do consumidor.
◦ Lucratividade.
◦ Capacidade
de utilização do capital.
◦ Atratividade
do mercado.
◦ Economia
de escala e efeito da curva de experiência.
A análise do ambiente
externo deve considerar também fatores como:
◦ Dados
econômicos relevantes, que apresentem influência sobre os negócios da
empresa.
◦ Forças
competitivas em ação no mercado.
◦ Geradores
de mudanças no mercado.
◦ Empresas
em posições mais fortes / mais fracas.
◦ Movimentos
competitivos dos concorrentes.
◦ Fatores-chave
determinantes do sucesso ou insucesso competitivo.
◦ Atratividade
do mercado.
Diagnóstico Estratégico Externo
Mapeamento
das forças competitivas existentes no ambiente.
a) Avaliar o ambiente
de negócios no qual a empresa está inserida.
b) Acompanhar a
evolução do setor e identificar as tendências.
c) Analisar a ação da
concorrência.
d) Identificar as
ameaças e oportunidades imediatas que irão exigir decisão estratégica.
e) Rastrear as
oportunidades potenciais que podem vir a ser exploradas pela empresa
em futuro próximo e distante.
f) Localizas as
ameaças potenciais que podem vir a comprometer a competitividade da empresa.
Cenários Estratégicos
São utilizados não só para identificar ameaças e oportunidades
como também para oferecerem ao empresário um conjunto de expectativas para o futuro
e, com as quais, um bom número de observações, tendências e deduções.
Os cenários são visões consistentes daquilo que o futuro poderia
vir a ser. Podem estar assentados em projeções variadas de tendências
históricas com os esperados efeitos de fatos concretos conhecidos, ou não, simplesmente
assentarem-se em idealizações ou hipóteses consistentes para o comportamento da
sociedade ou dos mercados.
Para elaborar cenários visando identificar oportunidades e ameaças
que poderão ocorrer dentro daquele horizonte de tempo, a empresa não deve
perder de vista:
a) Fatores macroeconômicos, os quais compõem o
macro ambiente onde a empresa e seus negócios se inserem e dele recebem
influências(Exemplos: macro ambiente Brasileiro; macro ambiente regional; macro
ambiente do pais importador; etc...)Estes fatores são de ordem econômica,
social, política, cultural, ecológica, demográfica, legal e tecnológica, sendo
influenciados por ações de governos e da sociedade.
Fatores Macroeconômicos
1) Pontos da ordem econômica, entre outros:
Perspectivas de crescimento
econômico;
Conjuntura econômica nacional e
setorial;
Política fiscal do governo;
Existência ou não de
financiamentos;
Taxas de juros internos e
externos;
Taxas de câmbio;
Balança comercial;
Inflação;
Tendências salariais do mercado;
Exportações/Importações globais
e setoriais;
Conjuntura econômica mundial;
Comércio internacional – blocos
econômicos;
Distribuição de renda; renda per
capita; tendências;
Variação do PIB
Exposição da economia à
concorrência internacional;
Fluxo de recursos externos;
Dívida externa; déficit público;
Liquidez do mercado interno;
2) Pontos da ordem política:
Planos governamentais e
setoriais;
Política salarial do governo;
Conjuntura política nacional;
partidos políticos;
Política habitacional;
Política de privatização;
Política de desregulamentação;
Política de descentralização;
Reformas constitucionais;
Política de reforma agrária;
Políticas de exportação e
importação;
Políticas industriais e
setoriais;
Políticas regionais;
Políticas de associações de
classes empresariais;
Política sindical
Fonte e Sítios Consultados
Material de aula do 4º.Semestre do Curso: Administração de
Empresas - Disciplina de Administração Estratégica
Nenhum comentário:
Postar um comentário