11 de fevereiro de 2019

Introdução à Administração





       Introdução à Administração


 A administração tem o objetivo de tornar uma empresa eficiente na execução de seus objetivos e metas. Toda administração envolve três elementos básicos que são denominados objetos da administração.


Elementos fundamentais da Administração:

Ø Planejar - quantos mais nem definidos forem os objetivos de uma empresa, maior será a sua eficiência administrava.

Ø Organizar - organizar consiste em dispor uma empresa às partes que a ele pertencem, para se atingir os objetivos visados.

Ø Controlar - controlar é assegurar que os resultados das operações se ajuntem aos objetivos estabelecidos pela empresa. Verificar se as metas estão de acordo com o previsto e tomar ações corretivas quando necessário.


Necessidade de Conhecimento de Administração
Saber administrar é uma necessidade não só dos executivos especializados, mas de todo e qualquer funcionário. Cada profissional tem a sua participação na administração geral da empresa, desde que ele realize o seu trabalho de forma eficiente.


Organizações - o homem sempre criou organizações: primeiro através do acasalamento, embrião da organização familiar. Depois, os grupos sociais, para melhorar as condições de sobrevivência, proteção e manutenção das comunidades primitivas, industriais e agrárias, etc.

Ø A necessidade do ser humano se relacionar com outros seres humanos;

Ø A necessidade do ser humano aumentar as suas habilidades, trocar experiências e melhor utilizar o tempo.


Na sociedade moderna, a maioria das organizações com objetivo de lucro transformou-se em empresas.

Ø Bem – qualquer objeto matéria que pode satisfazer uma necessidade humana

Ø Serviço – qualquer trabalho que não resulte numa mercadoria e que posa satisfazer uma necessidade humana: concerto elétrico lavanderia, advogado etc.



    O QUE É EMPRESA?

É uma organização econômica em que são reunidos e combinados fatores de produção, desenvolvendo uma determinada atividade com objetivo de lucro.


Elementos ou recursos de uma empresa - para que uma empresa consiga atingir seu objetivo, é necessária a união de quatro elementos ou recursos, a saber:

1- Humanos: são os funcionários organizados em uma hierarquia. É o elemento mais importante para que a empresa alcance seus objetivos.

2- Materiais: são as máquinas que se destinam a produzir bens: ferramentas, veículos, computadores, maquinário e etc.

3- Técnicos: as habilidades para desenvolver o objeto social da empresa, ou seja, saber lidar com o que se propõe a fazer.

4- Financeiros: de fundamental importância, é o capital empregado na produção dos bens, na atividade comercial e / ou serviços.




Missão da empresa

A missão deve responder o que a empresa ou a organização se propõe a fazer, e para quem. O enunciado da missão é uma declaração concisa do propósito e das responsabilidades da sua empresa perante os seus clientes:

- Por que a empresa existe?
- O que a empresa faz?
- Para quem?

O propósito é algo com muito mais significado do que a simples descrição do que é feito internamente; a missão retrata a verdade de que o resultado da empresa é maior do que a soma das partes do que é feito.


Visão da empresa

O enunciado da visão é a descrição do futuro desejado para a empresa. Esse enunciado reflete o alvo a ser procurado:

- pelos esforços individuais;
- pelos esforços das equipes e
- pela alocação dos recursos.

A visão deve conter tanto a aspiração, como a inspiração. A aspiração de tornar-se "algo", e a inspiração porque esse "algo" deve merecer e valer a pena ser concretizado, deve-se sentir orgulho em participar da construção dessa visão. Ou seja, deve ter luz suficiente (inspiração) para apontar o caminho que leva à concretização da aspiração, como diz o meu guru Alan Weiss.

A visão precisa ser prática, realista e visível (nós não alcançamos aquilo que nós não vemos), pois não passará de uma mera alucinação, se ela sugerir ou propor resultados inatingíveis.

Visão, também não tem nada a ver com projetos ou sistemas, que devem, ou que se sonha ver implantada, a visão não deve apontar quaisquer "comos", ou declarações de intenções ou ainda de boa vontade; mas sim, o perfil que a empresa deve se tornar quando toda a boa vontade, intenções e projetos, que se tem na cabeça e no coração, passarem pelas mãos para se tornarem realidade.

O enunciado da visão, além dos aspectos de aspiração e inspiração, de ser prática, realista e visível deve facilitar a resposta às seguintes perguntas:

- No que a empresa quer se tornar?
- Qual a direção é apontada?
- Onde nós estaremos?
- O que a empresa será?
- Em que direção eu devo apontar meus esforços?
- Eu estou ajudando a construir o que?
- Os recursos investidos estão levando a empresa para onde?




Valores da empresa

Valores são princípios, ou crenças, que servem de guia, ou critério, para os comportamentos, atitudes e decisões de todas e quaisquer pessoas, que no exercício das suas responsabilidades, e na busca dos seus objetivos, estejam executando a Missão, na direção da Visão.
Os valores também podem ser vistos como um conjunto de crenças, ou princípios, que:

·     Definem e facilitam a participação das pessoas no desenvolvimento da Missão, Visão e dos

·     Próprios Valores;

·     Definem e facilitam a articulação da Missão, Visão e Valores;

·     Facilitam no comprometimento entre os empregados;

·     Facilitam o comprometimento dos empregados com o mercado, e

·     Facilitam o comprometimento dos empregados com a comunidade e a sociedade.

O enunciado de cada valor deve ser curto. Os valores são inegociáveis, e os mais perenes de uma empresa.

O conjunto de valores deve definir a regra do jogo, em termos de comportamentos e atitudes, devendo conter um subconjunto das respostas às perguntas abaixo:

- Como os empregados devem se portar, individualmente?
- Como os empregados se relacionam entre si?
- Como os empregados se relacionam com os clientes?
- Como a empresa trata seus clientes?
- Como a empresa faz negócios?
- Como nos relacionamos com a comunidade?
- Qual a nossa responsabilidade frente à sociedade?
- Que valores, crenças ou princípios são importantes para a empresa?


Resumidamente, os valores:

·  Definem as regras básicas que norteiam os comportamentos e atitudes de todos empregados.

·     São as regras do jogo para que, executando a Missão, alcancemos a Visão.


·     São o suporte, o estofo moral e ético da empresa.


E finalmente, mas não finalizando: a construção de um conjunto de Missão, Visão e Valores, só é útil se a prática do dia a dia, do presidente ao porteiro, mostra e demonstra ser esse o conjunto de regras que regem a conduta do pessoal da sua empresa.

Caso contrário, é pura perda de tempo, pois se o que se diz e o que se prega, é diferente do que se faz; a Missão, a Visão e os Valores tornam-se somente um apanhado de letras, caindo no vazio da rotina.

Por fim, o conjunto Missão, Visão e Valores servem também para facilitar e promover a convergência dos esforços humanos, materiais e financeiros.

A Missão, Visão e Valores é a forma de você estar lá, presente em cada Hora da Verdade da sua empresa, sem precisar ir para lá.




Classificação das Empresas

Esta classificação obedece a vários critérios, tais como: ramo de atividade, numero de empregados, faturamento, capital, etc. o critério mais utilizado é classificar as empresas de acordo com o número de empregados, como vemos:

Microempresas: de 0 a 9 empregados;
Pequena: de 10 a 99 empregados;
Média: de 100 a 500 empregados;
Grande: acima de 500 empregados.


Tipo de Empresas

Os principais tipos de empresa são: empresas comerciais, empresas indústrias, empresas prestadoras de serviços e empresas mistas.


Empresas Comerciais

São aquelas voltadas para o comércio, venda e compra de mercadorias (bens utilizados no comércio recebem o nome de mercadorias). 
Uma empresa comercial caracteriza-se por:

Ø Praticar o comércio – compra e venda de bens (mercadorias)  com frequências;

Ø Ter como objetivo o lucro.




       Empresas Industriais

São aqueles que praticam a industrialização: modificam a aparência, a natureza, a finalidade ou a qualidade de um produto de forma que fique adequado ao consumo.

Por exemplo, uma empresa transformadora de barras de metal em tesouras é uma industrial, pois estará modificando a natureza do produto (barra de metal), tornando-o apropriado ao consumo (tesoura)


Empresas prestadoras de serviços - são aquelas que produzem bens que não tem existência física (bens incorpóreos). Exemplos: uma escola que fornece ensino (bem incorpóreo), um hospital que fornece tratamento de saúde, uma empresa de aviação que fornece transporte de pessoas, etc.

 

Empresas mistas - São aquelas que desenvolvem mais de uma atividade no objeto de seu contrato. Exemplo 1: uma empresa que vende computadores e também presta serviços de manutenção de computadores, será uma empresa mista (comercial e prestadora de serviços.) Exemplo 2: uma fabrica de camisas que possua uma loja de fabrica será mista (Industrial e comercial).



As empresas e a organização Jurídica

Razão social - Razão Social é o nome oficial e legal de uma empresa. Da mesma forma que as pessoas físicas devem fazer ‘os seus’ Registro de Nascimento para existirem legalmente (perante a lei), também as empresas, que são pessoas jurídicas, têm que fazer o seu Registro.

 

 

Nome Fantasia - O nome fantasia é um tipo de “apelido” que facilita a fixação da marca, sendo muito usado em publicidade. É comum conhecemos o nome fantasia de uma empresa, mas ela sempre tem a sua razão social.



Firma Individual - O nome da firma será o do titula (dono) e só se aplica a atividades de indústria e ou comércio. A Firma Individual não pode ser vendida nem admitir sócios. Não há prestação de serviços por Firma Individual, neste caso o serviço deve ser prestado como autônomo. Autônomo é a pessoa física que trabalha por conta própria, sem ter uma empresa.

 


Sociedades Civis - É uma das formas jurídicas de criar uma empresa de PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. A empresa prestadoras de serviços também ‘podem’ optar pela forma de sociedade comercial. As SOCIEDADES CIVIS devem ser registradas no Cartório de Registro de Títulos e Documentos. A sua razão social deve ter no final o termo S/C (abreviação de Sociedade Civil).




      Sociedades Comerciais - É a forma jurídica de empresas que desenvolvem atividades comerciais e/ou industriais. As SOCIEDADES COMERCIAIS devem ser registradas na Junta Comercial Estadual.

 

Sociedades Limitadas - Denominam-se limitadas, as empresas em que a responsabilidade dos sócios, quanto às dívidas da empresa, é limitada ao valor do Capital Social (investimento inicial que ele fez na empresa). Toda SOCIEDADE LIMITADA tem de ter claro na sua razão social o termo LTDA ou LIMITADA.



Sociedades Anônimas - As sociedades anônimas são sempre comerciais (registradas na Junta Comercial) e de responsabilidade limitada ao valor pago pela ação adquirida. As atividades desenvolvidas podem ser indústria, comercio ou prestação de serviços. O Capital Social, portanto, são formadas por um conjunto de parcelas, denominadas “AÇÕES”.


Responsabilidade dos Sócios - Os bens da empresa respondem pelas dívidas da empresa (pessoa jurídica) e os bens dos sócios respondem pelas dívidas dos sócios (pessoas físicas). Existem, porém, alguns tipos de empresas em que os bens dos sócios respondem pelo pagamento das dívidas da empresa – são as firmas individuais e as sociedades ilimitadas. Por causa dessa responsabilidade ilimitada, estes dois tipos de empresas são poucos utilizados.
















Conteúdo (retirado da Internet) de apostilas de Cursos de Administração

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