·
Interesses
· Conflitos
· Poder
As Organizações como Sistemas Políticos - quando se examina
as organizações por meio das lentes da política é comum identificar os
padrões de interesses concorrentes, de conflitos e os jogos de poder que sempre
dominam a cena. Ao verificar a
organização e a administração como um processo político, ficam nítidos os
diferentes estilos de governo, os interesses divergentes de cada grupo - o que torna
os conflitos algo muito natural em qualquer organização.
As organizações autocráticas, burocráticas ou tecnocráticas têm tanto
significado político quanto os esquemas de gestão conjunta de trabalhadores e
administração, como os usados no sistema alemão de gestão ou em sistemas mais
plenamente desenvolvidos de controle pelos trabalhadores. A natureza política
desses esquemas simplesmente é de um tipo diferente, baseada em diferentes
princípios de legitimidade.
Logo, pode-se analisar a política organizacional de uma forma
sistemática, focalizando a atenção nas relações entre interesses,
conflito e poder. A
política organizacional surge quando
as pessoas pensam diferentemente e querem agir diferentemente quando
confrontadas com diferentes caminhos de ação.
§ Tarefa
§ Carreira
§ Interesses Pessoais
Todos sabem que o ser humano é movido por interesses particulares, aqueles que podemos entender como metas, valores, desejos, expectativas.
São áreas de desejo que todos procuram ampliar ou preservar. - e é neste sentido que entra o fluxo da política, pois se sentimos que nossos objetivos
estão ameaçados é comum que tracemos estratégias de defesa para impedir tal acontecimento.
Na
política organizacional, muitas vezes existe uma tentativa de conciliar
diversas coisas entre elas a tarefa organizacional, ou seja, o trabalho diário,
as obrigações com a carreira, sendo suas metas de promoção e a vida pessoal, o
tempo com a família etc. A principio essas áreas tentam interagir em harmonia, mas,
por vezes existe algum desconforto.
A vida no trabalho não é apenas a realização das tarefas de uma maneira
geral, todos acabam trazendo para o local de trabalho, aspirações, metas
pessoais, além é claro das suas atitudes, valores, personalidade – isso significa
dizer que a soma de todos esses itens influencia na maneira de agir e
trabalhar.
A maneira como cada um encara
as situações, acaba por mudar o ambiente como
um todo e também a forma como são vistas determinadas atribuições que lhes
são dadas, ou seja, as pessoas relacionam se com o trabalho por meio de seus
interesses pessoais e suas motivações que irão determinar a intensidade,
rigidez, carreirismo, jogo, determinação, etc.
Os interesses pessoais de todos os indivíduos podem ser vistos num
contexto político, e essa politização aumenta quando existem outros atores em cena, cada um com seus
próprios objetivos e personalidade. As interações desses diversos tipos de
políticas é o que ilustra a dinâmica política organizacional, clara em todas as
organizações.
Organizações como Coalizões
Seria interessante enxergar o termo política nas organizações como sendo
compostas por inúmeros grupos formados por pessoas que compartilham das mesmas
ideias e opiniões sobre assuntos específicos.
As chamadas coalizações são formadas de maneira formal ou informal,
podem ser formadas por integrantes menos ou mais influentes a fim de ter
aliados tornando sua ideia mais forte - cada grupo tem um perfil especifico
pelo cargo ocupado na organização por exemplo.
Com a existência de diferentes grupos ou coalizações é comum que surjam
eventualmente, alguns conflitos que podem ser entre departamentos, pessoal,
interpessoal. Os conflitos surgem quando existem conflitos de interesses e
sempre estará presente nas organizações.
Alcançar o poder é um interesse comum entre as pessoas, e essa busca
pode gerar conflitos, o grau de concorrência depende da política
organizacional.
Outros pontos são os interesses conflitantes que ocorrem em fabricas e
escritórios, onde os profissionais buscam meios de realizar suas tarefas que tornem
o seu trabalho mais fácil – é comum que a administração tenha conhecimento sobre
esses artifícios, mas ela deve controla-los da melhor maneira.
Embora todos saibam da importância em se trabalhar em equipe, a natureza
de alguns trabalhos combinam elementos contraditórios a isso – também é comum
que por diversas vezes os conflitos sejam evidentes, já em outros casos eles
são mais ocultos.
Explorando o poder
O poder é a fonte que pode resolver os conflitos existentes, porém, isso
depende da maneira de como o líder usa esse poder. Um líder deve ser visto como
um parceiro que exerce uma influencia sobre alguém, e não um possuidor do
poder, um controlador.
Autoridade Formal - é um tipo de poder em que deve ser respeitado e reconhecido por aqueles que
são comandados, ele existe quando uma pessoa tem o direito de comandar.
Fontes de Poder, mais importantes*
Controle de Recursos Escassos - quando um departamento depende da disponibilidade de uma matéria prima
determinada, isso pode ser traduzido em poder e a capacidade de influenciar
decisões críticas que influenciam sua disponibilidade e localização.
O uso de estrutura organizacional,
regras, regulamentações e procedimentos - as regras e regulamentações são
criadas e usadas para de uma maneira proativa como um jogo de poder. Todas as
regras dão um poder tanto para os controladores, como aqueles que são
controlados em uma organização.
Processos de controles decisórios - está relacionado a três elementos importantes: decisões sobre
premissas, decisões sobre processos e decisões sobre problemas e objetivos.
· Decisões de premissas: são pessoas que podem controlar
um poder de decisão crucial que podem ser tomadas para uma pessoa que realmente
deseja.
· Decisões sobre processos: são usadas em casos de como as
decisões deve ser tomadas, quem deveria participar e quando deve ser tomada.
Essas decisões passam para os interessados que irão analisar se irá ser
aprovado.
Controle de conhecimentos e Informações
- são pessoas que detêm um conhecimento especifico ou informações
confidenciais. Além de influenciar as definições das realidades
organizacionais, o conhecimento e as informações podem criar padrões de
dependência.
Controle de Fronteiras - poder de controlar as transações nas fronteiras. As pessoas que tem
acesso a informações críticas que as colocam em uma posição particularmente
poderosa para interpretar o que está acontecendo no mundo exterior.
Habilidade de lidar com a Incerteza - está relacionada com o lugar de uma pessoa na divisão de trabalho de
uma organização.
Incertezas ambientais - mercados, fontes de matéria-prima e
finanças que podem gerar grandes oportunidades e a capacidade de enfrentar seus
problemas.
Incertezas operacionais - quebra da maquina de produção ou
no processamento de dados, no qual podem ajudar a resolver os problemas como
manutenção e restaurar a normalidade das operações.
Controle da tecnologia – é fato que as organizações ficaram dependentes da tecnologia, já que através desta é possível transformar insumos em resultados, ao implantar algo, isto pode influenciar a interdependência entre os departamentos ou subunidades.
Alianças interpessoais, redes e controle
de organizações informais - é a busca de novas de alianças, para
defender os objetivos e interesses pessoais, o político organizacional
desenvolve e cultiva alianças, utilizando sua influencia em todos que possuem
as mesmas características.
Controle da conta organização - são indivíduos que criam blocos de poder rival, por exemplo, sindicatos
para ter mais poder.
Simbolismo e gerenciamento de sentido -
o Poder a que a liderança possui de influenciar as pessoas, fazendo com
que estas vejam a realidade.
Sexo e a administração das relações
entre os sexos - os altos escalões são constituídos na
sua grande maioria de homens, onde as mulheres veem oportunidades, porem, existe
preconceito na organização, ate os anos de 1980, as mulheres tinham que enfrentar
os homens em seu campo – atualmente, neste século 21 parece que o mundo tende a
trilhar por outros caminhos.
Fatores estruturais que definem o palco
da ação - possuem grandes atores políticos e estes poderes
derivam uma grande variedade de bases, isto pode ser influenciado pela
economia, raça, classe, etc., isto forçamos a vermos estes indivíduos como
condutores de relações de poder embutido na estrutura.
Fonte e Sítios Consultados
Fonte: Atividade em classe do 7º. Semestre do Curso
de Administração.
Bibliográfica: Imagens da Organização, Gareth, Morgan
Nenhum comentário:
Postar um comentário