A relação
entre a educação e a tecnologia ainda não trilha por caminhos de sucesso neste
Brasil de 2018, isso porque esbarramos em vários entraves, como: o mais comum
deles é que os Nativos Digitais (aqueles que já nasceram conectados à Internet
e dominam esses recursos tecnológicos com extrema facilidade) conhecem mais
sobre os novos recursos do que o professor.
O
fato é que o professor sempre foi o detentor do saber, porém, neste século 21 isso
foi modificado e existe uma maior troca de conhecimentos – é fácil perceber que
isso assusta alguns profissionais da educação, mas isso é um erro, isso não
deveria acontecer. Todos sabem que os alunos atualmente dominam varias ferramentas
virtuais e muitos conteúdos via Internet – mas é preciso saber que é o
professor quem tem a didática e a bagagem de informações aliadas à experiência
profissional. Quanto a isso o pensamento é fácil: A Internet e a tecnologia são
ferramentas, mas não constituem a estrutura do aprendizado como um todo. O
aprendizado em sala de aula depende muito mais da didática e da relação do
professor com os alunos.
É preciso saber que existem muitos pontos positivos no uso de
meios digitais nas salas de aulas, talvez o mais importante seja mostrar aos
estudantes as diferenças existentes em cada uma das linguagens que utilizamos -
isso em razão da linguagem de um livro impresso ser diferente daquela usada em
um vídeo, por exemplo. Do mesmo modo que não podemos confundir o que é feito
para o meio digital com o que se destina à publicação em papel – é comum
perceber pessoas afirmando que a linguagem utilizada na internet, com suas
abreviações e símbolos, estão atrapalhando a escrita, mas e se existir a possibilidade
de que esse tipo de comunicação seja apenas ‘uma’ outra linguagem, destinada a outras situações de uso que não
as que acontecem na sala de aula, e neste caso os alunos devem entender isso e
utilizá-la apenas naquele meio.
Outro problema apontado é a distração que esses recursos
podem causar nos alunos – porém o pensamento por aqui é um só: A
tecnologia só vai atrapalhar quem não souber fazer bom uso dela. O professor
tem a responsabilidade de mostrar ao aluno que essas ferramentas podem ser
fundamentais para que ele aprenda coisas interessantes. E engana-se
quem pensa que os alunos não concordam com essa visão, é fácil encontrar grupos
digitais debatendo o que é dito em sala de aula, ou seja, discutir trabalhos,
tirar dúvidas e montar apresentações não é uma besteira da Internet, é algo importante
para os estudantes que se interessam.
Alguns sites e serviços para a sala de aula
- YouTube:
Visitado por bilhões de usuários no mundo todo, o site reúne vídeos sobre os
mais variados assuntos. Além disso, neste mês, o Google divulgou que
existem mais de mil canais educativos na página.
- Udutu:
Editor e publicador de cursos online, o site permite criar e organizar uma
sequência de aulas, sem a necessidade de grandes conhecimentos sobre
programação. Além disso, todo o arquivo gerado pela página pode ser salvo em um
CD.
- Toondoo:
Com comandos em inglês, o software explora o aprendizado da língua por meio da
criação de histórias em quadrinhos feitas pelos próprios alunos.
- Geogebra: O objetivo desta
ferramenta é facilitar e aproximar os alunos da matemática. Por isso, o site
reúne recursos de álgebra, geometria, gráficos e tabelas.
- Stellarium: Um planetário na
tela do computador. O programa permite mostrar planetas e constelações em 3D. O
software pode ser visualizado nos sistemas operacionais Windows, Mac e Linux.
- Pense +: Com aplicativo,
desenvolvido para Android, o professor pode trabalhar mais de 350 questões dos
simulados do Ensino Nacional do Ensino Médio (ENEM) dos anos de 2009 e 2010.
- Músculos Anatomia: Com este
aplicativo, gratuito para Android, é possível acessar imagens e descrições
detalhadas sobre toda a anatomia humana.
- Google Maps: Mapa virtual do
Google repleto de interatividade, o Maps permite a navegação por escalas dos
mais variados lugares do mundo.
- Google Art Project: Também
desenvolvida pelo Google, a ferramenta permite que o professor crie uma visita virtual
aos principais museus do mundo e tenha acesso às obras de arte consagradas.
- Tríade: Boa plataforma para
professores de História ensinarem
sobre a Revolução Francesa. O jogo, produzido no Brasil, e de download
gratuito, faz uma viagem ilustrada ao século XVII, com gráficos em 3D, e
permite o aluno se aventurar pela história da revolução.
- Voicethread: O site tem como sua
principal funcionalidade auxiliar a prática do inglês e do espanhol. Para
desfrutar da ferramenta, basta ter um microfone e se cadastrar. Na página é
possível gravar áudio com a voz do aluno e associar a gravação a uma imagem de
preferência do mesmo.
Fonte e Sítios Consultados
http://www.techtudo.com.br
https://www.oficinadanet.com.br
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