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11 de julho de 2016

Seu negócio na internet, saiba mais


Segundo os últimos dados do IBGE do ano de 2014, mais de 54,4% da população brasileira acessavam à internet naquela data, isso quer dizer que mais de 100 milhões de pessoas se conectam a internet – ou seja, atualmente é difícil encontrar alguém que não tenha um perfil em alguma rede social ou que não efetue os pagamentos das suas contas via internet ou ainda, que não tenha o hábito de efetuar compras on-line. E é claro, que além de utilizá-la para compartilhar informações, muitos também a utilizam como plataforma para fazer negócios, isso porque de uns tempos para cá, as pequenas e médias empresas foram, talvez, as que mais vêm se beneficiando dessa ferramenta.

É importante saber que para que os empreendedores, os empresários e os profissionais independentes darem os primeiros passos na internet e potencializar as oportunidades do seu negócio não é tão difícil assim – o importante é ter um plano de negócios/ação para começar.


Vamos acompanhar alguns passos importantes para que o negócio possa atingir bons resultados com a utilização da internet:

·        Antes de começar: pense no público que pretende atingir, isso é saber qual o alcance do seu negócio. Se os seus consumidores são só os brasileiros ou também em outros países? Como pretende se comunicar com este público? Sabendo que a comunicação deve ser coerente e lógica e certamente, a qual será a linguagem visual e conteúdo do site. 

·   Estabelecer sua presença na internet: crie uma página na internet e não esqueça, ao montar as páginas não deixe de apresentar as informações de maneira atraente, clara e organizada. Utilize imagens, vídeos, mapas e descrições de produtos; destaque ofertas especiais e promoções para que a experiência dos usuários no seu site seja positiva - isso ampliará as possibilidades de transformar visitas em vendas. Existem programas que oferecem hospedagem e registro de páginas na web gratuitamente. 

  
·        Coloque-se no mapa: ninguém gosta de se perder, muito menos seus clientes. Ligue seus pontos de venda à plataforma de mapas como o Google Maps para que os usuários tenham acesso à página de sua empresa com informações úteis como endereço, horário de atendimento, fotos e promoções.

·        Atraia mais clientes: atualmente, é comum que de 7 em cada 10 usuários consultem a internet regularmente para avaliar as opções de compra – ou seja, é preciso abraçar a publicidade online para poder aproveitar essas pesquisas relacionadas ao seu produto ou serviço. Você pode criar uma campanha de Google AdWords e aparecer nos resultados de busca, pagando apenas quando os usuários clicam em um anúncio e visitam sua página. Quando pensar em sua campanha, considere que os seus clientes podem acessar a internet no celular. Por exemplo, se você tem uma loja de doces no bairro da Bela Vista, na cidade de São Paulo, é provável que muitos vizinhos e moradores procurem por "bolo de festa" enquanto estão na rua ou se deslocando. Basta ativar a opção para que seus anúncios passem a ser exibidos também em aparelhos de celular. 

·        Saiba tirar proveito das redes sociais: elas são ferramentas eficientes para atingir um público-alvo segmentado e muito ativo. No Brasil, 90% dos usuários de internet usam redes sociais. Aproveite que o diálogo da internet gira em torno das redes sociais e crie o perfil da sua empresa em plataformas como o Google+Facebook e Twitter




·        Apostar em vídeos: quem nunca ouviu dizer que uma imagem vale mais do que mil palavras, e atualmente, ter sua própria estratégia de vídeo online é simples de fazer e tem baixo custo. No YouTube você pode criar seu próprio canal de vídeo para divulgar seu negócio e integrar a sua campanha de publicidade online para aparecer quando os usuários estiverem assistindo aos seus vídeos favoritos. 

·        Medição dos resultados: é a melhor maneira de testar se a sua estratégia junto da internet está no caminho certo ou se é preciso fazer alguns ajustes. É possível utilizar ferramentas de medição para saber como os usuários acessam e interagem com seu site - o Google Analytics permite monitorar esses comportamentos e, em seguida, fazer alterações no site para melhorar o desempenho aumentando o número de visitas, contatos e vendas. Na Comunidade do AdWords, os colaboradores trocam experiência e melhores práticas sobre como medir resultados. 

Esses são apenas os primeiros passos e as primeiras experiências na internet, mas lembre-se sempre, o mais importante é manter o foco e seguir os objetivos traçados passo a passo, esse foi apenas o começo. A cada dia que passa, milhares de novos usuários se conectam a web, e cada um deles é uma oportunidade de um novo cliente. 












Fonte e Sítios Consultados

http://revistapegn.globo.com

http://www.valor.com.br



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