A Gestão do Conhecimento é um conjunto
de estratégias utilizadas pelas empresas para o crescimento de sua
competitividade e também para atingir os seus objetivos. O conhecimento é
compartilhado e administrado dentro dessa disciplina – a sua origem vem dos
esforços dos pesquisadores: Ikujiro Nonaka
e Hirotaka Takeuchi (Japão),Tomas Davenport (Estados
Unidos), Karl Sveiby (Suécia)
e outros. Já no início dos anos 90, esse estilo de gestão começou a ser
incorporado aos modelos de gestão modernos, pois, inicialmente, o padrão
japonês predominava e houve a necessidade de adaptá-los à realidade americana.
No Brasil, a contribuição dessa disciplina foi
grande, principalmente, na Administração Pública, em que o Serviço Federal de
Processamento de Dados (SERPRO), criado em 1964, implementou o modelo desde
1997. Foi criada, também, em 2001 a Sociedade Brasileira de Gestão do
Conhecimento (SBGC) que dá incentivos a essa área no Brasil.
Conceito de
gestão do conhecimento
Este século 21 é marcado por transformações
e, sobretudo, por conhecimento. A sociedade, em todos os âmbitos, reflete a
busca pela informação, por novas tecnologias e a convergência das mesmas,
flexibilidade, entre outros fatores. As pessoas aprenderam a priorizar, ou
estão aprendendo a avaliar aquilo que elas ouvem, veem e sentem. Essa é a
chamada Sociedade do Conhecimento ou da Informação, que de
acordo com Alvin Toffler, um famoso escritor americano, é a Revolução da
Informação.
Embasadas neste contexto de transformações, as
empresas buscam por profissionais responsáveis em gerir os recursos
tecnológicos, humanos e informacionais e, a partir disso, dentro da
Administração, surgem conceitos que auxiliam na configuração desse novo modelo
organizacional.
Peter Drucker, um economista, filósofo e um dos principais estudiosos da Teoria
Neoclássica da Administração, esclarece o conceito de Sociedade do
Conhecimento:
“A sociedade do conhecimento é a primeira sociedade
humana onde o crescimento é potencialmente ilimitado. O conhecimento difere de
todos os outros meios de produção, uma vez que não pode ser herdado ou
concedido. Ele tem que ser adquirido por cada indivíduo e todos começam com a
mesma e total ignorância.”
É preciso entender o que é conhecimento e como ele
se classifica para assim extrair o conceito. É a partir desses processos que o
conhecimento surge na organização. O conhecimento é dividido em:
· Conhecimento Explícito – aquele encontrado externamente, em
documentos que registram esse conhecimento.
· Conhecimento Implícito – tipo de conhecimento interno, encontrado na
mente humana e que posteriormente pode se tornar explícito.
·
Conhecimento Tácito – conhecimento difícil de ser repassado.
Para Nonaka e
Takeuchi, esse conhecimento passa por uma espiral dentro da organização até
completar o seu ciclo, para que o conhecimento seja aplicado e implementado a
outras áreas da organização – baseado nisso, a Gestão do Conhecimento possui
três elementos importantes:
·
Dado
- São os registros destinados à criação da informação
·
Informação
- São os dados decifráveis com significado
·
Conhecimento
- É aquilo que as pessoas adquirem durante a sua vida como costumes e crenças.
Contexto histórico da Gestão
Empresarial
Para a utilização de um novo modelo de gestão
dentro das empresas é preciso entender o contexto histórico que deu origem a
esse atual - as práticas de gestão empresarial surgiram na década de 70.
Primeiro, na Revolução Agrícola, que ocorreu até 1750. Depois a Revolução
Industrial, de 1750 a 1970 e a partir dessa data, surgiu a Revolução da
Informação.
Os modelos de gestão anteriores podem ser
encontrados dentro das Teorias da
Administração, que são a Administração Científica, Burocrática, das Relações
Humanas, entre outros. Já os novos modelos de 1970 a 1990, temos como exemplo a
Administração Japonesa, Participativa, Empreendedora e Holística. Os modelos
emergentes, a partir de 2000, são definidos pela Empresa Virtual, a Gestão do
Conhecimento, os Modelos Biológicos, Quânticos, da Complexidade e a Teoria do
Caos.
À medida que a sociedade evolui novas formas de
gestão surgem para suprir a demanda da época – ou seja, cada modelo possui suas
especificidades na busca de resolver os problemas encontramos dentro das
gestões empresariais. Portanto, a gestão do conhecimento, surgiu para ajudar a
organização a tomar decisões mais eficientes, certas e estratégicas com relação
ao seu público, sabendo o gestor identificar a origem da informação, fazer a
administração dos dados e gerenciamento do conhecimento.
Pense um pouco:
Para que exista uma correta gestão do conhecimento
é preciso ter uma gestão da informação. Há empresas que não sabem fazer a
administração de suas informações, acarretando na perda de posicionamento no
mercado.
Etapas da
Gestão do Conhecimento
A Gestão do conhecimento ao se preocupar com as
estratégias das empresas definiu cinco etapas:
·
Gestão de Competências - A competência é definida como um
conjunto de conhecimentos, habilidades, comportamentos e atitudes para que uma
pessoa possa desenvolver atividades administrativas, bem como, atingir
resultados diferentes ou preparar uma pessoa para agir com excelência em
qualquer área do trabalho. Esse conceito está estreitamente interligado a
Gestão de Recursos Humanos.
·
Gestão do Capital Intelectual - O capital intelectual é aquele que agrupa todo o
conhecimento da organização, a fim de garantir maiores vantagens competitivas.
Isso é feito por meio do:
o Capital Humano - capacidade da empresa de poder abastecer as demandas do mercado;
o Capital Estrutural - reunião dos processos, procedimentos,
conceitos, tecnologia, etc. de uma empresa;
o Capital de Clientes - importância dos relacionamentos da empresa
com o seu público externo e interno.
· Aprendizagem Organizacional - São os recursos disponibilizados pela organização
para que haja aprendizado contínuo. Nela, os funcionários procuram sempre
aprimorar o seu conhecimento trazendo novos conceitos que ajudam a empresa a se
reciclar e a criar novos métodos. Nessa etapa, as pessoas devem desenvolver:
o Pensamento sistêmico - pensar na organização, na sociedade e nos
impactos das ações realizados sobre ela;
o Domínio pessoal - consiste no aprofundamento da visão pessoal;
Modelos mentais - modelos que nos ajudam a interpretar o mundo e a forma de agir;
o Visão compartilhada - compartilhar o conhecimento para que todos
cheguem num objetivo comum;
o Aprendizado em grupo - processo que auxilia um grupo ou equipe a
desenvolverem um pensamento único, de conjunto.
Essas práticas auxiliam a desenvolver um ambiente
de trabalho de qualidade e eficiente.
·
Inteligência Competitiva - É transformar informações públicas em estratégicas,
a fim de aumentar as forças da organização e auxiliar na tomada de decisões da
empresa, como: posicioná-la no mercado, verificar informações sobre
concorrentes, clientes, fornecedores, etc.
·
Educação Corporativa - Desenvolver
treinamentos, palestras, eventos e reuniões para a qualificação dos
funcionários. Isso ajuda no desempenho e na conquista do censo crítico e
estratégico que atendam as necessidades da empresa e do funcionário.
Profissional
de gestão da informação
O gestor responsável deve ter competências
específicas para realizar essa atividade. Existem tanto pessoas com formação
específica em Gestão da Informação, assim como outros profissionais
que fizeram graduação em administração, informática, ciências econômicas, etc.
O gestor deve identificar as necessidades e saber
como utilizar corretamente a informação; deve realizar estratégias que
facilitam o acesso ao banco de dados; deve avaliar o fluxo de informação e
documentos; deve realizar consultoria e assessoria no tratamento das
informações.
Além disso, o gestor é responsável por ter um
relacionamento próximo com a diretoria da empresa; fazer a integração de
sistemas, acompanhamento de anteprojetos, ter conhecimento de programas e
hardwares no mercado, conhecimento da arquitetura das redes, ministrar
palestras e cursos, entre outras funções. São exemplos, de ferramentas para
gestão do conhecimento, as intranets, os portais corporativos, o Gerenciamento
Eletrônico de Documentos – GED, Datawarehouse, etc. - outra ferramenta que
também é muito utilizada na Gestão do Conhecimento são as redes sociais.
Fonte
e Sítios Consultados
http://www.okconcursos.com.br
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