‘A Landor, agência global de branding e design estratégico analisou a atuação de empresas e o comportamento
dos consumidores para indicar cinco tendências a serem observadas pelas companhias.’
De acordo com ‘a’ general manager
para o Brasil da Landor, agência
global de branding e design estratégico - o desafio para as marcas este ano não é pequeno, já que elas terão de se
reinventar para continuar relevantes e rentáveis.
Depois de avaliar comportamentos do consumidor e ações das marcas em
âmbito global e regional, para definir cinco tendências para este ano, a Landor
afirmou que muitas passam por questões como o conceito de agilidade e exigirão
das marcas adaptabilidade e ação baseada em princípios e responsabilidade. “Os
consumidores anseiam por interações mais autênticas com as marcas, querem
experimentá-las por meio de múltiplos canais e experiências multissensoriais;
estão respondendo às histórias das marcas e incorporando produtos e serviços em
suas vidas de uma maneira sem precedentes”, afirmou a general manager da Landor.
Acompanhe abaixo as tendências apontadas pela Landor:
·
Off-line é o novo on-line: as compras on-line ameaçaram acabar com a experiência do varejo
tradicional. No entanto, os clientes querem mais uma vez interações com o mundo
real. As marcas estão respondendo, retornando para lojas de tijolo e argamassa,
combinando os serviços que os consumidores esperam de uma loja física com a
informação, flexibilidade e a personalização do meio digital. Exemplo desse
processo é a Amazon, que acaba de abrir a primeira livraria em Seattle, onde os
clientes podem navegar pelos livros da maneira tradicional e ainda ler a
avaliação de outros leitores (os exemplares têm um cartão com uma resenha
deixada por leitores no Amazon.com).
·
Multicanal e marcas multissensoriais: as marcas terão de pensar sobre toda a experiência do cliente.
Será necessário explorar os sentidos para criar mundos únicos aos consumidores.
A Four Seasons, por exemplo, utiliza um sistema de ar para difundir aromas
personalizados em suas propriedades. Já a Virgin, para garantir uma experiência
de voo como nenhuma outra companhia aérea, além da icônica luz roxa, oferece um
sistema de alimentação personalizado, on-demand, em que o passageiro pode pedir
comida e bebida com apenas alguns toques na tela à frente, sem precisar esperar
por muito tempo.
·
Empregados como uma nova campanha de
marketing: slogans e comerciais divertidos costumavam
ser suficientes para as marcas terem impacto. Hoje, no entanto, os consumidores
também se importam com a opinião dos trabalhadores e como as empresas tratam
seus funcionários. Em 2016, as marcas irão dar mais ênfase no treinamento dos
colaboradores para que sejam embaixadores da marca, irão se empenhar em
reconhecer seus esforços e criar uma experiência de trabalho positiva. A REI
(rede de lojas de artigos esportivos) anunciou recentemente a #OptOut, uma iniciativa
em que a empresa fechou todas as lojas na Black Friday e pagou aos funcionários
para passar um tempo fora com a família e amigos.
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Vida in the fast lane: Hoje, os consumidores querem
experiências sem enrolação. As marcas terão de criar formas rápidas para
atendê-los. A Starbucks permite que os clientes encomendem o café com
antecedência em vez de ficar esperando no balcão, enquanto o aplicativo do Taco
Bell faz do fast food ainda mais rápido, permitindo encomendas online e no
local.
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Embalagens que contam histórias: Histórias podem ajudar a humanizar a marca, tornando-a mais
acessível e compreensível para os consumidores. Também podem fazer com que o
logotipo ganhe mais peso e seja mais reconhecível. Em 2016, as marcas
precisarão recorrer a histórias autênticas, que estabeleçam pontos de
diferenciação, e transmiti-las por meio de design de embalagem. Para celebrar a
origem do uísque J&B Rare, a marca criou uma edição limitada com 25
garrafas tatuadas. Por meio de uma capa de látex fina, que se ajustava ao
formato da embalagem, ela foi colorida como se fosse a pele de uma pessoa. As
garrafas contavam a história da J&B, fundada no final do século 19, quando
os marinheiros da Marinha Real foram os primeiros a voltar ao Reino Unido com
tatuagens esportivas.
Fonte e Sítios Consultados
http://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/noticias/2016/01/26/Caminhos-para-as-marcas-em-2016.html#ixzz3yMfSUoGA
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