Não é possível controlar o vento, mas
podemos controlar a vela!
Muitos são os motivos responsáveis pela obtenção do êxito ou do fracasso, normalmente
isso ocorre em razão das decisões e escolhas que efetuamos e grande
parte das nossas escolhas estão embasadas em estratégias do nosso sistema de crenças e
valores e nos processos que adotamos. É, pelo visto tomar uma decisão não é nada fácil!
Também é verdade que o que vale para as nações de todo o mundo, também vale
para as empresas e para as pessoas. Afinal, cada um é o que é muito
em consequência das escolhas efetuadas e das ações adotadas. Existem algumas
escolhas que são essenciais para a nossa vida, elas terão toda a importância sobre
a nossa fé, a nossa profissão e até mesmo no nosso papel junto à sociedade. Já
algumas outras decisões são apenas de cunho operacional, como por exemplo, a
roupa que iremos vestir para trabalhar no dia de amanhã.
O que vale registrar de tudo isso, é o
fato de que o ser humano está sempre tomando decisões - até o fato de não decidir já é
uma decisão, mesmo que chamem isso de omissão. Que fique bem claro: toda
decisão é uma escolha entre algumas alternativas, então quer dizer que
tudo que fazemos na vida é fruto de uma alternativa? Sim, afinal sempre houve a
possibilidade de escolher outra coisa diferente. Seria bom se todas as nossas
decisões fossem tão boas quanto a melhor alternativa que pudemos encontrar,
também há que se considerar que na pior das hipóteses, “não podemos controlar o
vento, mas poderemos controlar a vela”.
É possível tomar uma decisão só ou
compartilhando com outras pessoas, a verdade é que no momento que dividimos a
decisão com outras pessoas, estaremos em um processo de negociação e a
negociação não é nada mais do que comunicação e processo decisório
compartilhado.
Todos nós somos os administradores das nossas vidas e é
importante saber que um administrador eficaz é aquele que sabe o que é
importante, ele sempre agrega valor e contribui para se obter a excelência no
resultado final. Exige-se dele também, a eficiência, ou seja, ele deve estar
ligado sempre na ação. Afinal, eficiente é aquela pessoa que faz muito bem o
que se propõe a fazer ou o que lhe foi pedido para fazer. A eficiência sempre começa por
uma boa preparação!
Em última instância, a essência da Administração,
bem como o papel de um administrador, é contribuir de maneira fundamental para
a construção da riqueza, da prosperidade e para o desenvolvimento do talento, o
nosso recurso mais importante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário