Ciclo
de Vida do Produto
. Introdução
. Crescimento
. Maturidade
. Declínio
O ciclo
de vida do produto é considerado uma ferramenta para decisões de
estratégia de marketing. O produto percorre quatro fases distintas:
introdução, crescimento, maturidade e declínio. E, em cada uma delas,
vendas e lucros evoluem de maneiras diferentes, o que implica a adoção de
estratégias de marketing também diferenciadas.
Ciclo de
Vida do Produto – Teorias de Marketing
·
Introdução: nessa
fase começa o lançamento do produto. Uma de suas características é o lento
crescimento das vendas e os baixos lucros, podendo ocorrer até mesmo
prejuízos. Isso acontece em razão dos altos investimentos e, ainda,
pelo desconhecimento do produto por parte do seu público-alvo.
·
Crescimento: quando o
cliente passa a adotar o produto, as vendas crescem acentuadamente e os
lucros acompanham o aumento das vendas. Como existe um crescimento na taxa
de demanda, surgem os concorrentes, que lançam outros produtos para
aproveitar a situação.
·
Maturidade: nesse
momento as vendas do produto tendem a se estabilizar, acompanhando um
pequeno crescimento do mercado, que, às vezes, pode até ser nulo. Nessa
fase há um grande número de concorrentes e a disputa pelo mercado se torna
cada vez mais acirrada. Desse modo, as empresas investem
em promoções, buscando melhorar as vendas.
·
Declínio: nessa
fase o produto fica obsoleto e é gradativamente substituído por outros.
Algumas empresas retiram o artigo do mercado ou reduzem a sua distribuição
e fabricação (VIEIRA, 2004).
De acordo
com Reis (2007), o conceito de ciclo de vida do produto surge pela
constante mudança do mercado, dos consumidores e dos concorrentes. Sendo
assim, exige-se uma estratégia de posicionamento e diferenciação das
empresas para garantir seu sucesso, por meio do gerenciamento do volume
do investimento em cada etapa do seu ciclo de vida.
O Ciclo de Vida do Produto segundo Kotler
Segundo
Kotler e Keller (2006 apud REIS, 2007), ao se dizer que um produto possui
um ciclo de vida faz-se necessário visualizar os seguintes fatores:
É verdade, os
produtos têm vida limitada.
·
As vendas dos produtos passam por estágios
distintos, cada um deles com desafios, oportunidades e problemas
diferentes para as empresas;
·
Os lucros sobem e descem nos diferentes estágios do
ciclo de vida do produto;
·
Os produtos necessitam de diferentes estratégias de
produção, marketing, compras e recursos humanos e, também,
financeiras, de acordo com cada estágio do seu ciclo de vida.
Para
Kotler e Keller (2006 apud REIS, 2007), nem todos os produtos passam por
todos os estágios de ciclo de vida. Isso ocorre porque alguns artigos
morrem antes de chegar à fase da maturidade, ou até mesmo ao primeiro
estágio, em razão de erros de estratégia ou posicionamento de mercado.
Dessa forma, as organizações utilizam o lançamento constante de novos
produtos como uma estratégia, visando alcançar o sucesso e garantir
um ciclo de vida mais duradouro.
Em
contrapartida, alguns produtos têm aceitação tão grande pelo mercado que
podem passar logo do estágio de introdução para a maturidade. Contudo,
outros produtos podem passar da fase da maturidade para um crescimento
lento, afastando o estágio de declínio por algum tempo, isso pode ser
ocasionado pelo pesado investimento em propaganda que a empresa faz
(KOTLER; KELLER, 2006 apud REIS, 2007).
Fonte e
Sítios Consultados
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