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14 de setembro de 2013

Os caminhos para adquirir Reconhecimento Profissional


Como adquirir Reconhecimento no trabalho?



 

A palavra reconhecimento vem do Latim Recognoscere: relembrar, trazer novamente à memória, examinar. O prefixo RE, que significa de novo, trazer novamente à memória, é o indício indubitável de que reconhecimento é uma reação e não uma ação voluntariosa de quem reconhece. Para ter o reconhecimento é necessário que o sujeito faça algo digno de ser lembrado para que haja o reconhecimento.

 
A inimiga número um do reconhecimento é a frustração, mas quem define isso é a identidade empresarial. A partir dela devem fluir os paradigmas, as crenças e o norte para os objetivos, incluindo a comunicação, cuja função é criar o fluxo de influências que levarão aos objetivos.
 

Temos algo a aprender com isso? Muito. Pois ao fazer as suas obrigações como forma de obter reconhecimento o resultado pode ser a frustração, própria e dos seus superiores que esperavam o resultado de suas atividades como parte dos resultados planejados para o fim a que você é pago, como resultado de sua obrigação.
 

No entanto, há dois aliados importantes do reconhecimento: o tempo e a eficiência. Empenhando-se em ser eficiente e fazer isso num espaço de tempo menor do que a maioria o reconhecimento acontece. Porém, o reconhecimento não é eterno, ele dura pouco, por isso é fundamental fazer mais e mais para acumular reconhecimento.

 


No filme Uma mente brilhante Russell Crowe, dirigido por Ron Howard, vive o matemático John Nash que está prestes a obter o reconhecimento internacional quando se envolve numa misteriosa conspiração. Há duas cenas sobre reconhecimento, uma em que Nash pede por reconhecimento e outra em que o reconhecimento vem até ele. É uma das mais ricas representações que conheço sobre reconhecimento. A imagem que ilustra este artigo mostra a cena das canetas do reconhecimento.

 
Algumas culturas corporativas possuem no reconhecimento uma das maneiras mais eficientes de reconhecimento e incentivo à eficiência. Outras nem tanto assim. Para mudar uma cultura que não pratica o reconhecimento é fundamental utilizar sabiamente o tempo e o reconhecimento como instrumentos.

 
O que fazer para reverter uma cultura de não reconhecimento?

 
O melhor caminho é usar o conhecimento próprio para criar referencial na memória das pessoas que importam, lideranças, clientes, pares e subordinados. Usar o marketing pessoal e o tempo como aliados para reconhecer e ser reconhecido.

 
O preço do reconhecimento é o investimento numa cultura focada em valores e no objetivo comum

 

Fonte e Sítios Consultados

http://www.administradores.com.br

 

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