Total de visualizações de página

Powered By Blogger
Administração no Blog

Conteúdos de Administração e assuntos atuais.

16 de setembro de 2013

Fofoca no ambiente de trabalho


 A Fofoca no ambiente de trabalho

 


Um ótimo currículo, apesar dos 25 anos, ele já tinha trabalhado em grandes empresas e alcançado altos cargos executivos. Mas, um detalhe chamou a atenção da Gerente de Recursos Humanos, Sra. Passos.

 
- O seu currículo é muito bom, porém, fazendo uma análise mais detalhada, percebi que nos dois últimos empregos o senhor foi dispensado aproximadamente três meses após ser promovido. O senhor tem uma explicação para isso?

 
Gomes sorriu, demonstrando confiança, e disse:

 
- Sim, posso explicar. Nestes dois casos, por ser muito novo, eu sofri preconceito de funcionários mais velhos que não tinham a competência necessária para alcançar as posições que eu fui capaz de alcançar. Então, logo depois que fui promovido, eles começaram a me perseguir, e a inventar situações que custaram a minha demissão.

 
A gerente de RH achou a resposta satisfatória, resolveu arriscar e o contratou. Gomes assumiu um cargo de chefia média, e então ele foi apresentado aos seus colaboradores, colegas e superiores. Três meses depois, seus resultados não eram tão expressivos quanto esperados, devido ao seu currículo. A Sra. Passos o chamou para uma reunião e expôs toda a expectativa que a empresa tinha em relação a ele, e perguntou como poderia ajudá-lo.

 
- Acho que eu só precisava mesmo de um período de adaptação. Acredito que a partir de agora os resultados vão aparecer, pois já me sinto familiarizado com a empresa e colegas de trabalho. - Resumiu Gomes

 
 

- Ótimo! Se precisar de alguma ajuda, é só me procurar. – Finalizou Sra. Passos.

 
Algum tempo depois, Gomes começou a usar a estratégia que o fez subir e cair com a mesma velocidade nas outras empresas: A fofoca corporativa! E lá foi ele fazer uma visita ao Departamento de RH.

 
- Sabe, eu não gosto de fazer isso... acho antiético e tal, mas... o meu trabalho acaba sendo prejudicado, e, principalmente, a empresa tem prejuízos com o comportamento e a forma de trabalhar de alguns colegas...

 
- Entendo Sr. Gomes. Vamos fazer o seguinte: faça um relatório sempre que presenciar algo assim, e, daqui a 15 dias voltamos a conversar.

 
Gomes saiu da sala acreditando que sua estratégia daria certo novamente. Nos 15 dias seguintes ele se dedicou mais a cuidar da vida dos outros do que desempenhar a sua função. Na data marcada com a Sra. Passos, lá estava ele com seus relatórios.

 
Quando entrou na sala, foi surpreendido com a presença do Diretor Geral. Mas, ainda assim, achou que se tratava de um bom sinal. Ele entregou os relatórios, que foram analisados pela Gerente de Recursos Humanos e pelo Diretor, que perguntou:

 
- Você está apenas relatando os problemas que tem presenciado, mas, por que não apresentou nenhuma solução em seus relatórios?

 
Gomes ficou nervoso, engoliu em seco e, gaguejando, disse:

 
- Eu não coloquei as soluções para não parecer arrogante...

 
- Arrogância seria somente dizer que está errado. Aqui, nesta companhia, nós mostramos os erros e, em seguida, sugerimos e discutimos as soluções. – Disse o Diretor – Então, o Sr. Gomes já convocou toda a equipe para uma reunião, que vai acontecer agora, onde o senhor poderá expor o que cada um tem feito de errado, e sugerir o que pode ser feito para corrigir o erro.

 
 

Gomes começou a suar frio, e sentiu o seu estômago caindo. Pediu licença para buscar alguma coisa em sua sala e foi embora. Voltou no dia seguinte com uma carta de demissão, e foi tratado com extrema indiferença pelos colegas de trabalho. Estava sem coragem de olhar nos olhos do Sra. Passos.

 
- Sabe, agora eu entendo porque você foi demitido, nos últimos empregos, logo após ser promovido. Você não conquistou as vagas por merecimento, mas sim desmerecendo outras pessoas. Você não tinha competência para assumir aquelas posições!

 
Então, Gomes foi embora aprendendo uma lição: Você deve se preparar para ser capaz de alcançar e merecer os seus objetivos!

 

Fonte e Sítios Consultados

http://negociosecasos.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger

Administração no Blog

Blog Universitário, voltado para temas sobre a Administração Global.

Seguidores

Arquivo do blog

Renato Mariano

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil

Pesquisar este blog