Comunicação Assertiva
– A necessidade de desenvolver uma comunicação clara e reduza conflitos.
Os bons líderes são geralmente, bons
comunicadores. Ser um bom comunicador não significa apenas ter habilidade de um
grande orador. É necessário ter assertividade na hora de expor suas ideias. O
bom comunicador nunca dá margem à dúvida, ele é claro e conciso. Assim, os
líderes de sucesso são bons comunicadores, pois possuem assertividade em expressar-se.
A ‘assertividade’ é a capacidade de nos
expressarmos aberta e honestamente, sem negarmos os direitos dos outros.
Na comunicação, o comportamento
não assertivo ou o agressivo, raramente consegue fazer com que atinjamos o
nosso objetivo.
A pessoa não assertiva acaba
perdendo negócios, clientes e amigos, pois sua comunicação gera ressentimentos
e hostilidade. Já a pessoa assertiva, pode expressar discordância e
insatisfação, mas, ao fazê-lo, direciona esses sentimentos ao comportamento e
não à pessoa, sem constrangimento ou ansiedade; faz com que esta saiba
exatamente o que deseja ou precisa sem tentar dominar, humilhar ou insultar.
A assertividade deve ser
treinada. Quando estamos dispostos a desenvolver uma área que favorece tanto
nosso crescimento profissional quanto pessoal, abrimos espaço para o
conhecimento. Quando o buscamos, reconhecemos que sempre podemos melhorar e que
o crescimento faz parte deste processo. Saímos da zona de conforto e damos um
passo à frente. Assim, investir em nós mesmos significa evoluir e alcançar com
sucesso nossos objetivos. Principalmente se um deles é tornar-se um bom líder.
ü Acompanhe cinco dicas poderosas para exercitar e
treinar a assertividade:
1. Tenha conhecimento do que
fala: Evite sair falando o que não tem um real conhecimento. Busque
informações a respeito do que quer transmitir.
2. Seja claro e direto: A
comunicação assertiva vai direto ao ponto, mas cuidado para não parecer
agressivo. Exponha suas ideias sem rodeios, mas evite julgar ou impor seu ponto
de vista.
3. Cuidado com a linguagem: Devemos
ter cuidados com o nosso idioma. Quando usamos, principalmente, a forma escrita
e não prestamos atenção na forma correta do uso da linguagem, podemos passar
uma mensagem diferente de como era para ser transmitida.
4. Expressão corporal: Fique
atento à linguagem corporal, pois a comunicação também é formada pelo uso do
corpo. Transmitimos mensagem e sinais o tempo todo durante uma conversa.
Procure saber mais a respeito.
5. Use a Empatia: Pense em
como seria estar no lugar do outro enquanto se comunica.
Fonte e Sítios Consultados
http://www.ibccoaching.com.br/blog/comunicacao-assertiva-desenvolva-uma-comunicacao-clara-e-reduza-conflitos/
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