3 maneiras de calcular o valor de uma empresa
- Acompanhe os passos sobre como calcular o valor de uma empresa de
acordo com o patrimônio, com as receitas futuras e a partir da comparação com
outros negócios semelhantes.
"Num
processo de avaliação, muitas variáveis são analisadas ao mesmo tempo e o
empreendedor consegue ver com clareza quais delas ajudam a aumentar ou diminuir
o valor de seu negócio".
Acompanhe abaixo
os aspectos mais importantes do processo de avaliação da Farben de acordo com três
das metodologias mais utilizadas.
Método 1- Fluxo de caixa descontado
Valor da Farben: 105 milhões de reais
Uma das metodologias mais utilizadas
para avaliar pequenos e médios negócios, o fluxo de caixa descontado analisa a
capacidade da empresa de gerar riqueza no futuro, num horizonte mínimo de cinco
anos. "Quanto maior o potencial de crescimento, maior o valor da
empresa".
No fluxo de caixa descontado, os ativos
fixos e o passado da empresa são apenas o ponto de partida — o que importa
mesmo é o futuro. Por isso, debruçamos sobre o planejamento estratégico da
Farben e suas projeções de crescimento até 2015.
Entre os fatores que ajudam a compor o
valor de uma empresa pelo fluxo de caixa descontado, o mais importante é sua
capacidade de geração de caixa, o chamado Ebtida (lucro antes de descontar os juros, os impostos
sobre lucro, a depreciação e a amortização).
Se a Farben conseguir realizar todas as
ações previstas em quatro anos — o que inclui expandir as vendas da linha
automotiva, de maior rentabilidade —, sua geração de caixa será de 20 milhões
de reais, 74% maior que em 2011.
Esse valor é a base para estimar quanto
à empresa estará maior lá na frente. Mas, até chegar ao valor final, é preciso
considerar uma série de outras variáveis, como carteira de clientes, rede de
distribuição, qualidade da gestão da empresa.
"Em nenhuma outra metodologia os
detalhes da operação são tão relevantes para o resultado final". Muitos
fatores pesaram no cálculo do valor da Farben:
• Nenhum dos clientes da Farben
representa sozinho mais de 4% das receitas. "Se perder um cliente de uma
hora para outra, a empresa não vai quebrar”. Com isso, também resiste melhor à
pressão por descontos e não compromete sua rentabilidade.
Um passo a passo
sobre como calcular o valor de uma empresa de acordo com o patrimônio, com as
receitas futuras e a partir da comparação com outros negócios semelhantes.
• A Farben tem fábrica própria de
resina, uma das matérias-primas mais importantes para a produção de tintas.
Isso garante ganhos de produtividade e a possibilidade de ter custos menores
que os concorrentes.
• Além das vendas recordes de carros,
que devem elevar a procura por tintas automotivas nos próximos anos, o aumento
de crédito para moradia impulsiona os fabricantes de móveis, hoje os principais
clientes da Farben.
• A Farben tem uma rotina contábil
organizada e regras de gestão. "Isso facilita a elaboração e o cumprimento
de metas".
A Marca, as patentes e outros ativos
considerados intangíveis também podem ajudar a jogar para cima o valor de uma
empresa. Por considerar todas essas variáveis e também os ganhos futuros, a
avaliação por fluxo de caixa descontado costuma resultar no maior valor entre
todas as metodologias.
A fórmula básica para o fluxo de caixa
descontado é a seguinte: primeiramente, é feita uma estatística das receitas e
dos custos da empresa para um período determinado — considerando inclusive
fatores qualitativos, como a carteira diversificada de clientes.
Do resultado subtrai-se um percentual,
conhecido como taxa de desconto, que é o custo para trazer ao presente valores
que só seriam obtidos no futuro. A taxa de desconto é calculada por meio de uma
fórmula específica e varia de caso para caso.
Método 2 - Avaliação por múltiplos
Valor da Farben: 91 milhões de reais
Nesse tipo de avaliação, o valor de uma
empresa é definido por meio de comparações com negócios semelhantes, geralmente
listados em bolsa. Para calcular o valor da Farben pela avaliação por
múltiplos, a equipe que responsável pelos cálculos tentou encontrar empresas
que fossem de seguimentos semelhantes.
"O ideal é que as empresas sejam
do mesmo setor, tenham portfólio de produtos parecido e atendam o mesmo tipo de
cliente". Como não há no mercado brasileiro fabricantes de tintas com o
perfil da Farben e com capital aberto, foi preciso buscar referências no
mercado internacional, como a holandesa AkzoNobel, que no Brasil é dona da
Tintas Coral, e a americana Sherwin Williams.
Um passo a passo
sobre como calcular o valor de uma empresa de acordo com o patrimônio, com as
receitas futuras e a partir da comparação com outros negócios semelhantes.
Empresas listadas em bolsa têm um valor
de mercado conhecido — basta multiplicar o preço da ação pelo número total de
ações que compõem seu capital. Atualmente, o valor de mercado da Sherwin
Williams, por exemplo, é 9,75 vezes seu Ebtida; o da AkzonNobel, 6,21.
"Podemos concluir que o valor de
mercado de uma fabricante de tintas fica entre 6,21 e 9,75 vezes seu Ebtida”.
"Em média, 7,98 vezes."
Assim, na avaliação por múltiplos, a
Farben tem um valor 7,98 vezes seu Ebtida, projetado para ser de 11,5 milhões
de reais em 2011, o que dá 91 milhões de reais. A realidade de uma empresa do
porte da Farben é bem diferente daquela vivida por companhias como Sherwin Williams
e AkzoNobel — negócios com escala global.
"A avaliação por múltiplos é muito
importante como referência". "Isoladamente, é muito difícil usar esse
tipo de avaliação para pequenas e médias empresas."
Método 3 - Valor patrimonial
Valor da Farben: 24 milhões de reais
O valor patrimonial contábil de uma
empresa, também conhecido como valor de livro, é a soma de todos os seus ativos
— como prédios, máquinas, equipamentos, dinheiro e produtos em estoque —,
descontadas as dívidas e obrigações financeiras.
"É uma conta simples, com números
que constam em balanço". Entre imóveis, veículos, produtos em estoque,
dinheiro em banco e outros bens, a Farben tem 61 milhões de reais. Suas dívidas
e compromissos no longo prazo com fornecedores, funcionários, fisco e outras
instituições somam 37 milhões de reais.
Portanto, o valor patrimonial contábil
da Farben é 24 milhões de reais. “O resultado dessa metodologia tende a ser
sempre menor do que aqueles calculados por meio do fluxo de caixa descontado ou
da avaliação por múltiplos, porque não considera receitas futuras do negócio”.
Trata-se de uma “fotografia da empresa".
"É mais utilizada para negociações
entre os sócios, na eventual saída de um deles."
Fonte e Sítios Consultados
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