Total de visualizações de página

Powered By Blogger
Administração no Blog

Conteúdos de Administração e assuntos atuais.

9 de fevereiro de 2013

Perfil de Administrador da Era da Informação e do Conhecimento que o Mercado procura


Perfil de Administrador para a Era da Informação e do Conhecimento


 O administrador está diante de um ambiente marcado pela competitividade, pela velocidade das informações e pela busca de novos modelos de gestão, mais flexíveis e capazes de reagir rapidamente às mudanças.

 

 Este breve relato é parte de uma pesquisa que teve como objetivo geral analisar um perfil de administrador na Era da Informação e do Conhecimento na opinião de alunos do Curso de Graduação em Administração de uma Universidade Federal localizada no Nordeste Brasileiro e de Executivos de empresas industriais do setor de transformação desse Estado. Foi procedida uma revisão bibliográfica sobre o tema e pôde-se identificar três grupos de atributos para o perfil de administrador:

 1) Conhecimentos

 2) Habilidades

 3) Valores e Atitudes.

Após a coleta e o tratamento dos dados pode-se traçar um perfil sócio-demográfico dos pesquisados. Os resultados demonstram que tanto os alunos quanto os executivos têm opiniões similares quanto ao ambiente empresarial e o papel do administrador nesse ambiente.

 

 O teste de Mann-Whitney foi aplicado para fazer uma análise comparativa entre o grau de importância de cada atributo sob a ótica dos Executivos e dos Alunos, e revelou que algumas variáveis foram significantes ao nível de 5 e 10 %. Diante dos resultados, foi apresentada uma proposta de perfil de Administrador por grupo de atributos e por ordem de importância.

--

Administrador de Empresas (que o mercado procura)

A descrição do Cargo de Administrador de Empresas que o mercado exige:

 

Um administrador de empresas tem de planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar os empreendimentos humanos. É responsável pelo planejamento e funcionamento administrativo de uma empresa, desenvolve estratégias de mercado, ajuda a definir, analisar e cumprir metas da organização, ele coordena fatores de produção e fiscaliza sua eficiência na utilização da mão de obra, de modo a obter índices maiores de produtividade. Contrata e seleciona o pessoal, cuida da administração financeira e analisa programas e métodos. Desenvolve e programa planos de carreira e programas de benefícios. Envolve-se com a publicidade e o marketing, promovendo a venda dos produtos ou serviços da organização.

Formação necessária para ser Administrador de Empresas

Ser um administrador de empresas requer muita habilidade com o relacionamento interpessoal, devendo ter liderança, sociabilidade e desembaraço nas negociações.



Formação Básica

Para exercer essa profissão, é necessário o curso completo de Administração de Empresas, sendo opcionais especializações como Pós-graduação, Mestrado ou Doutorado.

Formação Adicional

Para quem deseja se especializar na área, algumas opções de Pós-graduação podem ser encontradas, como:

- Mestrado em Administração de Empresas

- Doutorado em Administração de Empresas

- Pós-graduação em Administração

 

O mercado recomenda:

Entre outras possíveis alternativas procure manter-se atualizado na área através de cursos, mesmo que on-line.


Para a área de Administração de Empresas é sugerida a realização dos seguintes e-learnings:

- Como Influenciar Pessoas;




Mercado de Trabalho para Administrador de Empresas

Consulte vagas de emprego de Administrador de empresas.

Procura por Vagas de Administrador na sua região?




 
 

            Aspectos Favoráveis

Mercado de trabalho em ascensão devido à necessidade de profissionalização das empresas, grandes ou pequenas. O administrador está presente em qualquer ramo de atividade por estar vinculado a insumos básicos para o funcionamento das atividades empresariais, envolvendo planejamento, organização, direção e controle.

A área de Administração de Empresas oferece as melhores vagas de emprego nas diversas regiões do país, tanto no setor público quanto na iniciativa privada. A variedade de opções faz com que sua colocação no mercado de trabalho seja mais rápida frente aos concorrentes formados em cursos mais específicos.

 Aspectos Desfavoráveis

O mercado de trabalho é muito competitivo, e o profissional deve buscar iniciar sua carreira cedo. Determinadas empresas só recrutam profissionais jovens, buscando mais dinamismo e disponibilidade. As empresas mais visadas têm um enorme assédio de profissionais, com processos seletivos bastante concorridos. Como a concorrência é grande, o diferencial é a qualidade, neste mundo globalizado que exige uma atualização constante do profissional. Para isso, podem-se fazer cursos de Pós-graduação e MBAs.




Fonte e Sítios Consultados

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger

Administração no Blog

Blog Universitário, voltado para temas sobre a Administração Global.

Seguidores

Arquivo do blog

Renato Mariano

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil

Pesquisar este blog