Fontes de inovação
As inovações podem surgir de
qualquer parte de uma organização. Não devem estar restritas ao setor de
pesquisa e desenvolvimento (P&D) ou marketing.
As fontes de inovação internas e
externas são muitas e variadas e precisam ser colecionadas, coordenadas e
geridas, por serem fundamentais para o futuro de uma empresa inovadora. A seguir
são especificadas as principais fontes:
• Fontes internas (dentro da
empresa ou do grupo empresarial): P&D dentro da empresa; marketing;
produção; outras fontes internas;
• Fontes externas (de
mercado/comerciais): concorrentes; aquisição de tecnologia incorporada;
aquisição de tecnologia não incorporada; clientes; empresas de consultoria;
fornecedores de equipamentos, materiais, componentes e software;
• Instituições
educacionais/pesquisa: instituições de ensino superior; institutos
governamentais de pesquisa; institutos privados de pesquisa; e...
• Informações geralmente disponíveis: divulgações
de patentes; conferências, reuniões e jornais profissionais; feiras e mostras.
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Quais são as fontes de criatividade e inovação nas pessoas e nas
empresas?
A capacidade de gerar ideias
originais para a inovação de processos, produtos e serviços tem sido proclamada
como a chave para se obter e manter vantagens competitivas num ambiente
caracterizado por mudanças aceleradas e feroz competição.
Contribuições criativas dos
empregados em todos os níveis da organização têm sido consideradas como
fundamentais em todas as discussões sobre inovação. Mas como a criatividade
pode ser cultivada, desenvolvida e sustentada no ambiente de trabalho? Quais
fatores no ambiente de trabalho são importantes e podem ser manejados para
despertar e tirar proveito da criatividade individual? Seriam incentivos
financeiros, pressão por resultados rápidos, competição, cooperação,
treinamentos, ou o que mais?
A professora Teresa Amabile da
Harvard Business School, tem se destacado como pesquisadora do tema
criatividade no ambiente empresarial. Seu trabalho tem trazido importantes
revelações sobre os fatores que influem de forma positiva ou negativa na
criatividade dos trabalhadores. Em resumo, seus estudos concluíram que o
desempenho criativo surge da combinação de três componentes essenciais:
expertise, habilidade de pensamento criativo e motivação.
Expertise
Abrange tudo que a pessoa sabe e
pode fazer no seu campo de trabalho. Inclui seus conhecimentos, experiência e
habilidades requeridas no campo de trabalho. Este componente inclui também o
talento básico de pensar cientificamente e de explorar e resolver problemas no
seu campo de atuação. Em resumo, não se consegue ser criativo no campo da
mecânica, se não for um expert em engenharia mecânica.
A especialização num determinado
campo é essencial, mas pode ser também um fator de limitação da criatividade em
situações que podem ser beneficiadas pela intersecção com outros campos de
trabalho. Conhecimentos e informações sobre outros campos podem ser valiosos;
quanto mais amplo o conhecimento, maior a possibilidade de se produzir ideias
alternativas ou de se fazer novas combinações de ideias e tecnologias
aparentemente discrepantes. Por exemplo, hoje vemos vários exemplos de soluções
inovadoras no diagnóstico e tratamento de doenças resultantes de conexões entre
a medicina, a nanotecnologia, a biotecnologia, a tecnologia da informação e
outras tecnologias.
Habilidade de pensamento criativo
Com que flexibilidade e
imaginação a pessoa aborda os problemas e desafios – a capacidade de gerar
ideias originais ou de fazer novas combinações com as ideias existentes. Esta
habilidade depende muito da personalidade e da maneira como a pessoa pensa e
seu estilo de trabalho.
Com relação a personalidade, as
pessoas criativas se destacam pela mente aberta, curiosidade, otimismo,
perseverança, disposição para enfrentar desafios.
O estilo de pensamento é ditado
pela combinação de importantes habilidades mentais:
- Habilidade de formular os problemas e desafios de uma forma desafiadora
e construtiva
- Habilidade de reconhecer e de se livrar dos bloqueios mentais que
aprisionam a criatividade, como o receio de errar, medo do ridículo,
suposições, preconceitos, fixação profissional, etc. Estes e outros tipos
de bloqueios à criatividade são discutidos no artigo Bloqueios à
Criatividade.
- Compreensão e domínio do Processo Criativo e de Ferramentas e Técnicas
de Criatividade.
- Habilidade de combinar processos, ideias, objetos e outros
elementos existentes ou de criar novas e variadas soluções.
- Habilidade de suspender o julgamento e separar a fase de geração de
ideias da fase de análise e seleção de ideias.
Um estilo de trabalho que conduz
à criatividade é o terceiro elemento das habilidades do pensamento criativo.
Este elemento se caracteriza pela:
- Disciplina e habilidade de concentrar esforço e atenção por um
longo período de tempo.
- Persistência em face de dificuldades e frustrações.
- Elevado grau de autonomia.
- Independência de julgamento.
- Tolerância a ambiguidade.
- Disposição para assumir riscos.
- Alto nível de energia, o desejo de trabalhar duro e um nível
elevado de produtividade.
Algumas das habilidades de pensamento
criativo dependem da personalidade do individuo. Outras, contudo, podem ser
desenvolvidas por treinamentos e pela experiência na geração de ideias e na
solução de problemas.
Motivação
Expertise e pensamento criativo
são as matérias primas que as pessoas levam para seu trabalho. Mas um terceiro
componente, a motivação, determina como estes recursos serão utilizados. A
geração de ideias criativas requer níveis elevados de energia e engajamento,
que somente serão atingidos por pessoas motivadas e dispostas a saírem de suas
zonas de conforto. Muitos estudiosos consideram a motivação como o mais
importante componente da criatividade.
Os estudos de Teresa Amabile
consideram dois tipos de motivadores intrínsecos e extrínsecos e concluíram que
os primeiros são os mais importantes para a criatividade.
A motivação intrínseca é aquela
que vem do interior da pessoa, o interesse e a paixão pelo seu trabalho. A
criatividade floresce quando há paixão pelo trabalho, e somente há paixão
quando temos a oportunidade de seguir nossa vocação, aplicar nossos talentos e
crescermos profissionalmente.
A
verdadeira criatividade é impossível sem alguma medida de paixão. O melhor modo
de ajudar as pessoas a maximizar seu potencial criativo é permitir que elas
façam algo que amam. Teresa M. Amabile: Creativity in Context
A motivação extrínseca vem de
fora da pessoa, sob a forma de premiação (cenoura) ou castigo (cacete). Ambas
as formas de motivadores extrínsecos podem levar a resultados contrários a
desejada criatividade. Em alguns casos podem ser vistos como forma de controle
e interferência no processo criativo. Em outros, a disputa pelo prêmio, ou o
medo do castigo, podem conduzir a geração de ideias pelo caminho mais curto e
seguro, ou seja, a ideias óbvias e conservadoras. Em resumo, os motivadores
extrínsecos isoladamente são incapazes de gerar criatividade. Se usados com
inteligência, podem, no máximo, servirem de reforço aos motivadores
intrínsecos.
Fonte e Sítios Consultados
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