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21 de janeiro de 2013

Cuidado com o Hosting de E-commerce errado


Cuidado com o Hosting de E-commerce errado

 


 

Se você estiver pensando em lançar um novo e-commerce em um website, a hospedagem do seu comércio eletrônico, não esqueça que as suas necessidades serão únicas. Além de um plano de base web hosting, você vai precisar de apoio irrestrito para a plataforma do seu comércio eletrônico.

 

·        hosting significa: Aquele que recebe ou entretém os convidados em uma capacidade social ou oficial

 

  Hospedagem de e-commerce: as necessidades básicas

 

À medida que o comércio eletrônico cresce, crescem também as suas necessidades básicas que são tão importantes como os websites. Você precisa de rapidez de banda e espaço suficiente ara suportar o número de visitantes e compradores que você está esperando.

 

Hospedagem do e-commerce e seu processo de pagamento efetuado pelos clientes

 

Depois de ter decidido sobre o processo de pagamento de seus clientes no comércio eletrônico em seu site, você precisa certificar-se de que seu serviço de hospedagem consiga suporta-los e que seja eficiente. Em muitos processos de pagamento para a compra de produtos pela internet há a necessidade de certos programas específicos ou API (Advanced Programming Interface) instalado em seu servidor para que você possa utilizá-lo.

 

O que acontece quando o meu provedor de hospedagem do e-commerce não suporta o meu processo de pagamentos?

 

1.     Contate imediatamente o suporte ao cliente e perguntar-lhes se estão dispostos a instalar o programa necessário. Pode demorar e dar algum trabalho para obtê-lo, mas seja persistente.

 
 

2.     Se a opção número 1 não for atendida, você precisa mudar o seu gateway de pagamento on-line ou o seu provedor de hospedagem do e-commerce. De qualquer forma, certifique-se que o novo provedor de hospedagem do e-commerce apoia o seu atual gateway de pagamento on-line.

 

Uma plataforma de e-commerce eficiente possibilita conhecer seus clientes e perfis de compra através de ferramentas de relacionamento e acompanhamento de processos.

 

Geralmente os principais módulos e ferramentas são:

 

1. Design/Estrutura: o design é responsável em conectar emocionalmente o cliente com a loja, fazendo com que a experiência de estar em sua empresa seja única. Isso o estimula a buscar maiores informações dentro da estrutura virtual de sua empresa. Deve ser:

  • Design da loja 100% customizado;
  • Ter integração entre design e programação de forma organizada e clara;
  • Estrutura baseada em estudos sobre usabilidade;
  • Autonomia para personalizar áreas e textos diretamente pelo painel de controle;
  • Consultoria para criação de banners e imagens para sua loja;
  • Visual personalizado para cada seção da sua loja;
  • Visual temático para cada lista de “Dicas de Produtos”.

  
2. Conteúdo institucional: através de um painel de controle simplificado, você terá liberdade para gerenciar as páginas de ajuda ao cliente e de informações sobre sua empresa, alterando textos e imagens.

 

 

3. Clientes: conhecer seu cliente é o primeiro passo para atingir o sucesso em vendas. O e-commerce deve oferecer todas as ferramentas necessárias para que isto ocorra, tais como:

  • Cadastro simplificado de clientes;
  • Cadastro de múltiplos endereços de entrega, como checagem on-line CEP;
  • Relatório de compras efetuadas por cliente;
  • Informações sobre ticket médio individual e geral;
  • Produtos indisponíveis e que o cliente deseja receber um aviso quando entrarem em estoque novamente;
  • Produtos que o cliente indicou a terceiros;
  • Verificação de comentários a produtos feitos pelo cliente;
  • Listagem de clientes mais lucrativos e ativos;
  • Análise de inatividade de cliente, permitindo contato para retornar vendas;
  • Histórico dos últimos produtos visualizados pelo cliente;
  • Bloqueio de clientes com histórico de fraude;
  • Adição de comentários disponíveis somente aos administradores.

 

 4. Área de Clientes: após cadastrar-se em sua loja o cliente terá acesso a uma área exclusiva, onde será possível gerenciar suas informações e preferências, conforme abaixo:

  • Meu Cadastro: gerenciamento de informações pessoais, como e-mail, telefone, estado, etc.;
  • Endereços de Entrega: gerenciamento dos endereços de entrega;
  • Histórico de Pedidos: informações sobre os pedidos já efetuados, como valor, data, tracking number, etc.;
  • Lista de Casamento: gerenciamento da lista de produtos solicitados, produtos já comprados, valor que possui em bonificação, etc.

  

5. Ferramentas de navegação: página inicial com produtos em destaque e promoções:

  • Busca de produtos por nome, fabricante ou descrição;
  • Exibição de banners promocionais;
  • Navegação facilitada através de histórico hierárquico de seções visualizadas.

 

 

6. Produtos/Estoque: tanto seus produtos quanto seus estoques poderão ser gerenciados através de uma ferramenta central e robusta. O e-commerce pode ser utilizado para venda de qualquer tipo de produto. Devendo:

  • Gerenciamento de Seção, Categoria e Sub-categoria do seu catálogo;
  • Gerenciamento e criação de página individual de Fabricantes;
  • Possibilidade de cadastro de produtos em múltiplas áreas da loja;
  • Cadastro de produtos com variação de cor, tamanho, etc, definindo valor, estoque, peso e outras informações de forma individual;
  • Cadastramento de meta-tags individuais para melhora de posicionamento em ferramenta de buscas;
  • Campos de descrição personalizados;
  • Determinação de produtos em destaque;
  • Possibilidade de trabalhar com frete gratuito por produto;
  • Envio de múltiplas imagens e criação automática de miniaturas;
  • Determinação de estoque mínimo geral ou individual, onde o sistema emite um aviso via e-mail informando quando o produto chega ao limite determinado;
  • Controle simplificado permitindo a emissão de relatórios e atualização on-line de estoque;
  • Estatísticas de produtos mais comprados e acessados;
  • Verificação dos clientes que compraram o produto;
  • Cadastro de produtos relacionados ou exibição automática de “quem comprou este produto também comprou X”.

 

 

7. Ferramentas de Relacionamento/Venda: através das ferramentas de relacionamento é possível oferecer um melhor atendimento e também um relacionamento mais próximo a seus clientes, fidelizando-os e fazendo com que fixem sua marca:

  • Cupons de Desconto: ótima opção para oferecer descontos e vantagens tanto para clientes, como para futuros clientes. Você poderá oferecer descontos em forma de porcentagem (Ex. 15% de desconto), valor fixo (Ex. R$ 10,00 de desconto), frete gratuito e determinar um valor mínimo para que este benefício seja oferecido;
  • Atendimento on-line via CHAT: permite um atendimento mais dinâmico aos seus clientes, pois é on-line. Eles poderão contatar sua equipe diretamente através da sua loja, conseguindo, inclusive, induzir o aumento no valor do pedido através da geração de descontos instantâneos;
  • Indique este produto: deixe que seus clientes encaminhem dicas aos amigos através de um simples clique em sua loja. Registro das indicações em banco de dados para futura geração de vendas;
  • Avise-me Quando Estiver Disponível: você já pensou em saber quantos dos seus clientes estão esperando um produto voltar ao estoque em sua loja? Através desta ferramenta eles poderão cadastrar-se para receber um aviso quando o produto estiver disponível e você poderá programar melhor quais e quantos produtos deverá repor ao seu estoque;
  • Lista de Casamento: se seus produtos são comumente solicitados por noivos, permita que criem listas de casamentos e ofereça-os descontos sobre o valor das compras realizadas através da sua loja;
  • Dicas de Produtos: Crie listas de dicas de produtos para ocasiões especiais ou públicos específicos, permitindo criar páginas com visual diferenciado para cada dica;
  • E-mail Marketig: integração da sua loja com uma ferramenta profissional de e-mail marketing onde é possível encaminhar mensagens personalizadas via e-mail para seus clientes, promovendo produtos e novidades. Após o envio, é exibido um relatório completo de quantidade de e-mails entregues, lidos, clicados, etc;
  • Ferramenta de banners: divulgue seus produtos de forma visual, oferecendo-os mais destaque. Controle em tempo real a quantidade de exibições e cliques recebidos através da sua campanha;
  • Embalagem para presente: determine quais produtos poderão ser embalados para presente e quanto deseja cobrar por este serviço;
  • Lojas especiais: deseja criar um ambiente com layout diferenciado para divulgar um lançamento ou novo fornecedor? Crie uma “loja especial” com visual e produtos diferenciados;
  • Frete Grátis: administre faixas de CEP onde o frete será gratuito. Você poderá também determinar qual é o valor mínimo da compra para que o benefício seja oferecido;
  • Comentários e Qualificação de Produtos: permita que seus clientes qualifiquem e comentem os produtos da sua loja;
  • Cross-selling: busca e exibição automática de “quem comprou este produto também comprou X”. Você poderá também determinar quais são os produtos relacionados, “forçando” a exibição desta indicação.

 

 

8. Carrinho de compras: é através dele que seus clientes poderão verificar produtos comprados, valores de frete, cupons de desconto, etc.:

  • Carrinho inteligente: grava todas as ações do seu cliente para que não seja necessário que ele informe as características do pedido novamente, tais como CEP, Cupom de Desconto, etc.;
  • Possibilidade de alteração de quantidade desejada e remoção de produtos;
  • Checagem de estoque em todas as etapas do carrinho, não permitindo que seu cliente compre produtos que estejam fora de estoque;
  • Cálculo automático de frete de acordo com valor e peso do pedido;
  • Design moderno e claro, permitindo rápida compreensão do resumo da compra;
  • Cálculo automático de valores para parcelamento.

 

 

9. Múltiplos Administradores: pensando no crescimento e expansão da sua empresa, você poderá controlar múltiplos administradores com acesso à sua ferramenta de gerenciamento, determinando, inclusive, quais áreas cada um poderá acessar. Além disso, as ações executadas por eles ficarão registradas em log, permitindo que você acompanhar todas as etapas utilizadas no processo de fechamento de pedido.

 

 

10. Gerenciamento de Pedidos: o e-commerce oferece formas simplificadas para gerenciar o dia-a-dia da sua loja. Este é o módulo em que você terá maior interação, gerenciando o processamento de pedidos recebidos:

  • Listagem de busca rápida de pedidos por cliente, data, valor, status, etc.;
  • Detalhamento de produtos, cliente, forma de envio, forma de pagamento, etc.;
  • Verificação de log das interações feitas no pedido, tal como troca de status e comentários;
  • Adição de comentários disponíveis somente aos administradores;
  • Impressão automática de etiquetas;
  • Possibilidade de exportação de dados para Excel para emissão de nota-fiscal;
  • Envio automático por parte do sistema de mensagem após 10 dias da entrega solicitando que o cliente comente o produto recebido;
  • Verificação de histórico de pedidos por cliente;
  • Integração com módulo de banners e E-mail Marketing para medição de resultados alavancados;
  • Integração com a ferramenta anti-fraude para análise de compras;
  • Relatórios sobre volume de pedidos, lucro-médio, produtos mais procurados, etc.

 

 

11. Estatísticas e Relatórios: o e-commerce permitirá o cruzamento de diversas informações a fim de criar relatórios personalizados e que permitam uma ampla análise da sua loja virtual.

 

 

12. Formas de Envio e Pagamento: por ser modular é possível integrar todas as ferramentas de cobrança e entrega em que as controladoras oferecem gateways de cálculo ou tabelas para que eles sejam efetuados. Entre elas podemos destacar:

  • Cartão de Crédito: todas as bandeiras de cartões de crédito;
  • Boleto Bancário: todos os Bancos disponíveis;
  • Gateway de Pagamento: Pagamento Digital, PagSeguro e Paypal;
  • Correios: Sedex, PAC, e-Sedex, Sedex 10;
  • Transportadoras: com abrangência nacional e com gateway ou tabela de cálculo de frete através de cubagem, peso e valor.

 

 

13. Segurança: a segurança das informações da sua loja é uma de nossas maiores preocupações. Todo nosso código é protegido contra leitura através de encriptação e todos os processos devem ser testados e auditados para que não possam ser alterados por usuários mal-intencionados. Além disso, toda transação financeira é efetuada em ambiente seguro e nenhum dado de cobrança do seu cliente é armazenado no servidor.

 

 

14. S.E.O: é uma técnica de otimização de uma página (ou até do site inteiro) para ser melhor compreendido pelas ferramentas de busca. A conseqüência da utilização das técnicas de SEO é o melhor posicionamento de um site em uma página de resultados de uma busca:

  • Um bom posicionamento em sistemas de busca é hoje uma das melhores formas de atrair clientes para sua loja, entretanto, é um processo que exige grande empenho e personalização da sua loja.
  • A ferramenta e-commerce foi desenvolvida pensando nas diversas ferramentas de S.E.O., onde podemos destacar:
  • Utilização de URLs amigáveis;
  • Configuração de meta-tags e título da página de acordo com produtos e com a página que está sendo visualizada;
  • Desenvolvimento de layout com código-fonte limpo e bem estruturado.

 

 

15. Ferramentas Externas: possuímos parcerias estratégicas para fornecer aos nossos clientes ferramentas de terceiros com valores e atendimento diferenciados. o e-commerce pode ser facilmente integrada com diversas ferramentas, entre elas:

  • eBit: ferramenta de qualificação de lojas virtuais;
  • Comparadores de preços: geração de arquivos XML para BuscaPé, Tradepar, BondFaro, etc;
  • FControl: ferramenta de análise de compras;
  • Google Analytics: integração para acompanhamento de visitas e interação do cliente com a loja;
  • Click Heat: ferramenta para análise de posicionamento de cliques dentro do seu site. Permite identificar quais são as áreas mais clicadas pelos usuários.

 

 

16. Módulo B2B – Vendas no Atacado: com a e-commerce você pode ter em uma mesma loja duas interfaces distintas de vendas: uma para o cliente final (B2C) e outra para venda no atacado (B2B), além da opção de venda para somente um dos canais.

  • O módulo para vendas no atacado faz algumas alterações na estrutura da sua loja virtual. Entre elas, destacamos:
  • Cadastro de clientes com pré-aprovação, determinado limite de crédito, descontos diferenciados e tabela de preço a ser utilizada;
  • Cadastro de produtos com faixas de preço por quantidade e tipo de tabela de preço;
  • Relatórios de vendas por cliente, pagamentos em aberto, etc.

 

 

17. Consultoria e Suporte: a empresa deve oferecer toda consultoria necessária durante o desenvolvimento da sua loja virtual a fim de que tudo ocorra de acordo com o planejado.

 

Mesmo depois de finalizado o processo de desenvolvimento, você possuirá suporte contínuo da empresa, a fim de sanar suas dúvidas técnicas e operacionais. Em caso de compra da ferramenta e-commerce o suporte será oferecido por alguns meses e em caso de locação, enquanto o contrato estiver em vigor.

 

 

18. Hospedagem e Manutenção On-line: manutenção de servidores especiais para hospedagem da sua loja, com ambiente seguro e sem limite de transações, hits, etc. Além do site, poderá utilizar um certificado SSL seguro compartilhado, contas de e-mail e diversas ferramentas para gerenciamento de e-mail.

 

Procure uma solução de e-commerce (loja virtual) completa que lhe proporcione segurança e flexibilidade, feita por uma empresa diferenciada que lhe ofereça atendimento diferenciado para não ter dores de cabeça futuras.

 


Fonte e Sítios Visitados

 
http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_14143/artigo_sobre_nao_fique_com_o_hosting_de_e-commerce_errado

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