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Administração no Blog

Conteúdos de Administração e assuntos atuais.

14 de março de 2012

Processos Organizacionais


Planejar

- 1º. Passo -

Decidir antecipadamente o que fazer...

1-    Problemas

 

2- Analisar cada ponto – identificando os pontos críticos.

 

3- Definir as prioridades – o grau de importância – definir a ordem de importância – o que é mais importante está aqui!!

 

4- Levar em consideração o que está integrado.

 

5- Apresentar um plano:

 

*introdução à

* desenvolvimento e à colocar prazos, valores...

* conclusão à

6- Maior abrangência possível

 

7- Sempre apresentar mais de uma alternativa

 

8- Cuidado com: contratar, aumentar espaço, terceirizar..contratar para o uso fim ou meio da empresa (segurança, manutenção, compras)

 

- Mudanças nos levam a situações não pensadas ou inéditas.

- Por isso é que temos que ter sempre mais de uma alternativa.

 

Reengenharia e Processos

 

Michael Hammer e Champy: “Um processo é composto por uma sequência de atividades ordenadas de forma lógica, cujo objetivo é produzir um bem ou um serviço que tem valor para um grupo de clientes.”

-  Por trás de cada produto ou serviço há pelo menos um processo envolvido.

 

- A Reengenharia foi uma reação para acelerar o processo de mudança nas organizações.

- Significa fazer uma nova engenharia.

- A reengenharia baseia-se nos processos empresarias e na tecnologia da informação.

- Busca melhorias de custos, qualidade e velocidade das decisões.

- Fazer mais com menos.

 

Na Segunda fase (NOVA) da Reengenharia, foi de autoria unicamente de Michael Hammer.

A Reengenharia fundamenta-se em 4 palavras chaves. (Modelos de Reengenharia)

- Fundamental: Buscar reduzir a organização ao essencial

- Radical: impõe uma renovação radical, desconsiderando a situação atual.

- Drástica: Joga fora tudo o que existe atualmente na empresa.

- Processos: reorienta o foco para processos e não para tarefas.

 

Premissas Básicas:

Todo trabalho executado nas empresas faz parte de um processo.

- Não existe um produto ou serviço executado por uma empresa sem um processo empresarial.

Processo

Subprocesso

Atividade atividade atividade atividade

 Procedimentos


 Tarefas

 

Processo é um conjunto de ações que chegam a um resultado.

- Nada é isolado na Administração.

 

Ø Com o passar dos tempos as empresas passaram a buscar melhorias no seu processo de produção

 

1) Surgiu da organização Japonesa:

- qualidade total

- modificar os processos nas empresas

- equipes autogerenciadas

 

2) Reengenharia – Descobriu-se a máquina. (Revolução)

Fayol à Organização

Taylor à Processo

Max Weber à desburocratização (Revisão de processos na empresa)

Década de 80, Michael Hummer à Livro propondo mudanças de Reengenharia nas empresas (não deu certo)

No final dos anos 90 à novos conceitos de Reengenharia.

 

REENGENHARIA à Organização Sistemas Métodos

Processos Organizacionais à

 

TGA – Apresenta a metodologia e os conceitos.

 

- 1850 +- 1930 = Houve uma mudança profunda nas organizações à máquina à vapor = produção era pequena e sem qualidade.

 

- A máquina muda o processo artesanal para o da industria.

 

1870 è Taylor (Produção) / Fayol (estrutura das organizações)

 

Década de 1980 = Surgiu o conceito da Administração Japonesa dentro do Japão e levou os seus conceitos de qualidade total para além dos mares. A indústria Japonesa começou a entrar na Europa, nos Estados Unidos, dominando os mercados. O que gerou uma grande preocupação.

 

Michael Hammer e James Champy propuseram um novo conceito de Administração nas organizações.

 

A redefinição radical dos processos, da organização e da cultura empresarial.

 

Já na década de 90 a agenda era outra. O que as empresas têm que fazer para dominar essa época.

 

A Administração Japonesa (Modelo) causou, pela rapidez e qualidade dos produtos.

 

Pergunta:

O que é um sistema?

 

Resposta: É um conjunto de componentes interligados que levam a um objetivo.

 

Com isso, tudo pertence ao sistema. (organização é sistêmica).

 

Comentários sobre crises cíclicas:

 

Produção à almoxarifado à (baixo estoque)

 

...no momentos de crise as empresas mantiveram os mesmo funcionários, agilizaram a sua produção e os seus produtos, etc...

 

Quando certifica-se com ISO – criam-se normas – processos.

 

- Necessidade é eliminada a partir do momento que estudamos os processos.

 

Processo = conjunto de atividades destinadas a produzir um bem ou serviço.

 

Subsistema = conjunto de atividades correlacionadas, que executam uma parte especifica do processo.

 

Procedimento = tarefa.

 

Processo Organizacional

- Etapas de um estudo organizacional

. Definir objeto do estudo – definir claramente o que se quer “alcançar/fazer/etc...”

. Planejamento inicial – começar a estruturar o estudo.

. Planejar a pesquisa preliminar – ‘tenho’ que conhecer essas áreas.

. Documentação legal e administrativa.

. Manuais de toda ordem – todos manuais utilizados.

. Organogramas – quem é quem na estrutura.

. Visualizações de processos – interação, inter-relacionamento.

. Relatórios gerais e/ou específicos.

. Descrição de cargos.

. Sugestão da chefia e do Pessoal envolvido.

. Contato com os usuários ou consumidores.

. Estudos anteriores.

     · Planejamento da ação.

 

. Prazo de conclusão do estudo

. Prioridade de conclusão do estudo.

. Prioridade e/ou simultaneidade na ordem dos trabalhos.

. Ferramenta a ser aplicada.

. Recursos de modo geral.

     · EXECUÇÃO

. Identificação dos principais problemas e necessidades.

. Formular e escolher alternativas de ações.

.Reavaliação

Ø  A Reengenharia está preocupada em fazer mais com menos.

Ø  A Reengenharia é um processo que é um conjunto de atividades com uma ou mais entradas e que cria uma saída de valor para o cliente.

 

Os processos empresariais básicos são:

. Desenvolvimento do produto.

. Atendimento ao Cliente.

. Fabricação e manufatura/operações

. Logística

.Gerenciamento – compras, embalagens.

. Gestão de Pessoas.

. Planejamento e alocação de Recursos (processos)

. Monitorização de desempenho organizacional.

- Quem é o dono do processo?

- Precisa ter um responsável, a quem denominamos o “Dono do Processo”.

- Deve ter profundos conhecimentos.

- Tem que ter autoridade para discutir.

- Deve garantir a eficácia e a eficiência.

Ø Como priorizar os processos!

- Coloque em um quadro o nome dos processos.

- analisar cada processo em relação aos demais.

- Analisar as dependências.

- Quais os mais importantes.

- Definir as prioridades.

Fazer tudo isso em conjunto.

· Na época do Hammer, faltou tecnologia para apoiar os seus pensamentos.

- Para implantar um conceito organizacional é preciso planejar seus processos.

 

Metodologia = estudo dos Métodos

 

Fonte

Material de aula de processos do 6o. Semestre do Curso de Administração

 









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