22 de março de 2011

Administração Estratégica, uma Aula





STAKEHOLDERS

Este termo vem juntar-se a tantos outros que, originários da língua inglesa, foi adotado no campo da Administração - grupos ou indivíduos, que podem influenciar, ou serem influenciados, pelas ações, decisões, políticas, práticas, ou objetivos da organização.








Base da Terminologia


Stake – interesse, participação, risco


Holder – aquele que possui


*São todos aqueles que influenciam e são influenciados, direta ou indiretamente, pela organização.


Stakeholders Participantes

Stakeholders que impactam

Stakeholders que sofrem impactos


SONHOS
Você é do tamanho dos seus sonhos?


   OBJETIVOS



OBJETIVO

É o alvo ou situação que se pretende atingir. Aqui se determina para onde a empresa deve dirigir seus esforços. É necessário definir prazo de realização e responsável.


Os objetivos são os marcos que definem o desempenho desejado em relação aos aspectos estratégicos e auxiliam a empresa a ter como foco os resultados.


Visam reforçar as competências centrais da empresa nos FCS`s dos negócios, convertem a visão e a missão em desempenhos específicos alvo, fixam os marcos pelos quais o desempenho desejado é definido e fazem com que a empresa tenha  resultados que agreguem valor aos acionistas.


Desafio: é a quantificação, com prazos definidos, do objetivo estabelecido. 

Para serem alcançados deve haver esforço extra.

Meta: etapas realizadas para alcançar os desafios e objetivos.

Pergunta: quem tem objetivos a empresa ou as pessoas que a dirigem?


HIERARQUIA DOS OBJETIVOS

Como é necessário que toda área de negócios da empresa busque uma estratégia para atingir suas metas, temos: estratégia de marketing, de tecnologia, de busca de recursos, de desenvolvimento humano etc.





O que queremos?   Aonde ir?

Para a fixação de objetivos devem observar:


a) Se estão condizentes com a missão e o contexto dos negócios(produtos, mercados, clientes) da empresa.


b)    Se são realísticos; se estão quantificados;


c)    Se são claros, ambíguos, entendidos por todos;


d) Se correspondem às convicções do empresário ou da alta administração;


e) Se são específicos, mensuráveis e desafiadores(prazos para realização);


f)   Se são adequadamente referentes a fatores internos e externos da empresa;


g)    Se têm sistemas de controle e avaliação adequados;


h)   Se têm prioridades estabelecidas.




- OBJETIVOS
Conduzir a todos os colaboradores, e todos os níveis, a satisfazer os próprios objetivos pessoais – motivação.
  OBJETIVOS ESTRATÉGICOS
      São resultados prioritários – formulados em termos qualitativos – que devem ser alcançados (aquisitivos) ou mantidos (retentivos ou de manutenção) durante o horizonte do plano estratégico.
      Geralmente os objetivos estratégicos são formulados para aproveitar oportunidades relevantes, eliminar ou reduzir ameaças ou dar precisão a uma opção estratégica.
      CRITÉRIOS:
  Aceitável
  Consistentes com os valores e preferências dos gerentes e grupos externos relevantes (stakeholders)
  Flexíveis
  Passíveis de adaptação ou ajuste às mudanças ambientais, sem perder credibilidade e orientação;
  Mensurável
  Passíveis de uma avaliação clara;
  Inteligível
  Formulados de forma clara, concisa e auto-explicativa;
  Motivadores ou desafiadores
  Suficientemente ambiciosos para representar desafios consideráveis; entretanto mantendo a possibilidade de atingimento (para evitar frustrações);
  Sintonizados
  Alinhados em relação à missão e opções estratégicas da organização, devendo serem percebidos como etapa de sua realização;
  Atingíveis
  Possíveis de alcance no horizonte do plano.

Onde definir os Objetivos?
1)    Marketing e Vendas;
2)    Inovação;
3)    Recursos Humanos;
4)    Recursos financeiros;
5)    Produtividade;
6)    Responsabilidade social;
7)    Lucratividade.


Processo de Definição dos Objetivos

*Devem ser fixados pela alta administração


Pré-Requisito – conhecimento das oportunidades, ameaças, pontos fortes e pontos fracos.


Os objetivos empresariais serão tanto melhor definidos como mais consistentes sempre que a empresa tiver bem claras duas decisões –chave:


1)    Com que e onde atuar(produto e mercado-alvo) – Qual é o nosso negócio?


2)    Qual a posição no mercado ou posição marginal(%) que desejamos.


  - não adianta crescer em vendas se não está ciente do próprio crescimento do mercado ou do mercado-alvo.


FASE I – Define-se a posição de mercado desejada para cada produto, como crescer, manter ou cair em sua participação percentual.


Decisões referentes a novos mercados tomam-se também aqui.


Esta fase é o melhor momento para definirmos os objetivos para os setores de MKT, Vendas , Inovação, RH, Responsabilidade Social e Lucratividade.


Três Matrizes que podem ajudar na definição dos objetivos:

a)    MATRIZ DE OBJETIVO ESTRATÉGICO


Essa matriz combina pontos fortes e fracos com oportunidades e ameaças de forma que, em cada quadrante, os objetivos empresariais são intitulados como:


-          Objetivo de desenvolvimento-          Objetivo de crescimento-          Objetivo de manutenção-          Objetivo de sobrevivência

       
b) MATRIZ DE CRESCIMENTO X PARCELA DE MERCADO( Porter – 1998) – BCG.


Essa matriz ilustra para o empresário o conjunto de seus negócios (portfólio) quando, deparados com o crescimento dos mercados e a participação (%) que neles detém o que esperar do fluxo de caixa que cada um irá proporcionar e como trabalhar toda a carteira para que haja, na empresa, um bom equilíbrio de caixa com os diferentes produtos.


Vaca Leiteira: Negócios com alta parcela em mercado, com baixo crescimento possuem fluxo de caixa positivo que pode financiar outros negócios em desenvolvimento.


Produto Estrela: Negócios com alta parcela em mercado com alto crescimento. Normalmente exige grandes montantes de caixa para sustentar o crescimento, mas a posição firme no mercado possibilita equilíbrio de caixa. Quando o mercado passar a ter um crescimento lento, a tendência é o produto Estrela tornar-se uma Vaca-Leiteira.


Produto Expectativa: Negócios com baixa parcela em mercado com alto crescimento. Exigem grandes entradas de caixa para financiar o crescimento. São fracos geradores de caixa devido à posição competitiva insatisfatória, mas tendem a serem futuros Estrelas.


Produto Chão: negócios sem chances de crescer e com baixa parcela em mercado com baixo crescimento. Caixa modesto e fraca posição competitiva. Tais produtos só permanecerão na carteira se mantiverem posição positiva de caixa.



c) Matriz de Oportunidade de Crescimento


A matriz é chamada de oportunidade de crescimento porque ela se aplica apenas naqueles casos onde a empresa decide se mover no mercado, sair de onde está. 


a)    Investir em MKT.b)    Desenvolver novos mercados.c)    Investir em Tecnologiad) Criar produtos que tenham sinergia com os atuais, para atrair novos clientes.



FASE II – Objetivos ou Metas Funcionais.
FASE III – Metas Operacionais.

Metodologia para consolidar Objetivos e Metas
  (menor unidade da empresa)


a)  O empresário estabelece os objetivos da empresa – FASE I.


b)  Com base nesses objetivos, a média administração monta objetivos para cada área funcional da empresa, os quais são também chamados objetivos ou metas funcionais – FASE II


c) Alta e média administração discute e consolida os objetivos / metas até aqui definidos – FASE II


d) A média administração, de posse dos objetivos e metas funcionais consolidados, orienta e solicita aos níveis operacionais que estabeleçam os seus.


e)  O nível operacional estabelece suas metas e as discute com a média administração para que as mesmas sejam consolidadas – FASE III


f)  A média administração consolida todo o processo remetendo-o para ajustes e a aprovação da alta administração. Cada objetivo ou meta tem indicador para acompanhamento, é quantificado, tem prazo e responsável. O orçamento empresarial consolida-se também aqui.













Fonte e Sítios Consultados


Material de aula do 4º. semestre da disciplina Administração Estratégica do Curso

 Administração de Empresas







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