Os antigos gregos entendiam a alma como:
·
Fonte da vida - elemento que fornece
vida ao corpo
·
Princípio imaterial que do
movimento da vida
·
Centro da consciência, das
emoções, dos desejos
A Psicologia se origina na Grécia
Antiga
Etimologicamente:
ψυχη = (psykhe): alma
λογος = (logos)
: estudo
Assim, sob o ponto de vista da origem da palavra, Psicologia
significa: estudo da alma.
Dentre
alguns dos nomes de destaque preocupados com as questões que envolviam a alma
encontramos:
·
Hipócrates (460 – 377 a.C.),
·
Platão (428 - 347 a.C.) e
·
Aristóteles (384 - 322 a.C.).
Estes
estudiosos preocupavam-se em estudar a natureza humana e voltavam sua atenção
para: A consciência – a capacidade humana de perceber as
coisas, o intelecto – a capacidade de pensamento e raciocínio e
a ética e a moral que diferenciavam o homem dos animais.
“A psicologia se manteve ligada a filosofia desde o
tempo dos antigos gregos e assim atravessou os séculos até o século XIX.”
Foi Wilhelm wundt - médico, filósofo e psicólogo quem fundou
na Universidade de Leipzig, na Alemanha, o 1º. Laboratório
de PSICOLOGIA Experimental (em 1859). WUNDT tinha
como AMBIÇÃO estabelecer uma identidade DIFERENTE para
a PSICOLOGIA e para tanto fez uso do Método
Científico.
E em que
consiste um Método? Resposta: “Um
Método consiste em um conjunto, racionalmente ordenado, de regras ou de
princípios, tendo em vista obter determinado resultado”. (Comte-Sponville,
Dicionário Filosófico, 2003)
O Método
Científico se caracteriza pela experimentação.
E o
que vem a ser experimentação?
Resposta: “A experimentação científica consiste em
uma experiência ativa e deliberada de interrogação sobre o
Real. A experimentação científica visa testar hipóteses sob
determinadas condições (geralmente em laboratórios), as quais devem ser
possíveis de serem reprodutíveis”.
Não há
experimentação sem uma hipótese
prévia. Para um espírito científico, todo conhecimento é uma resposta
a uma pergunta. Se não houve uma pergunta, não pode haver
conhecimento científico. A experimentação é, pois, algo que se vincula
necessariamente à intencionalidade.
Partindo-se destas premissas iniciais, o Cientista segue alguns passos para a
construção do conhecimento:
1.
Identificação do problema a estudar
2.
Observação dos dados – experimentos
3.
Descrição dos fenômenos observados
4.
Repetição e Confirmação das experiências
5.
Teorização – Estabelecimento de Leis
O NASCIMENTO DA PSICOLOGIA CIENTÍFICA
Com sua
iniciativa, portanto, WUNDT obteve para a psicologia o Status de Ciência.
E para nós, a prioridade de
um Administrador não estará nas salas, nos computadores, nos
cálculos, nas marcas, nos produtos ou somente nos processos de uma
empresa/organização. A prioridade do administrador será
as pessoas desta empresa.
Quanto
mais o Administrador for conhecedor dos processos que regem os Processos
Psíquicos, o que motiva, o que rege o comportamento das pessoas, maior será
a probabilidade de atuar com competência e sucesso. E neste
contexto, os elementos proporcionados pela Ciência, tais como o estabelecimento
de causa e efeito, ou do antecedente-consequente permitirão
a realização de previsões passíveis de fornecer resultados mais
favoráveis.
E
os Resultados são muitos:
1. Objetividade
2. Competência
3. Competitividade
4. Lucratividade
5. Sucesso
Em termos gerais, é possível afirmar
que são objetos de estudo da psicologia:
÷ Processos Mentais
÷ Processos de
Comportamentos
Mesmo que este seja o enfoque principal da psicologia, algumas escolas
se destacam por estudarem a Identidade Funcional entre corpo e mente,
ou seja, a influência recíproca que exercem entre si. Isso que
dizer: os estados da mente podem influenciar o corpo, assim como os estados do
corpo podem atuar sobre a mente. Em alguns casos esta
influência se torna crônica a tal ponto de alguns especialistas em psicologia
serem capazes de identificar por meio do corpo (posturas, tensões, etc.) quais
os padrões mentais e de comportamento daquele indivíduo.
Outros focos de estudo da psicologia:
÷ Indivíduos especiais (fora da média)
÷ Personalidade (diferenças individuais)
÷ Psicopatologia (desvios de padrões de
comportamento)
÷ Grupos (dinâmica dos relacionamentos)
Todos estes aspectos visam a um objetivo comum:
Por qual motivo as pessoas se comportam de
uma determinada maneira e não de outra?
O profissional de Psicologia pode atuar em algumas
áreas, dentre as quais se destacam:
1.
Clínica
2.
Educação
3.
Saúde
4.
Organizacional
5.
Esportiva
6.
Marketing
PSICOLOGIA,
PSIQUIATRIA, PSICANÁLISE.
A partir do impulso dado ao estudo do ser humano no século XIX, muitos
progressos foram obtidos no entendimento dos processos mentais e dos
comportamentos. O esforço de muitos estudiosos acabou por gerar olhares
distintos e algumas diferenças no modo de entender e abordar as questões
relativas ao ser humano.
Neste contexto, surgem três
grandes linhas dentro do eixo central que consiste no estudo da psicologia:
1.
Psicologia (Analítica, Behaviorismo, Gestalt, etc.)
2.
Psiquiatria
3.
Psicanálise
As semelhanças entre as três vertentes são:
· Concentração no estudo dos processos
mentais e dos comportamentos destes decorrentes.
· As três tendências atribuem a si mesmas
o status de ciência.
As diferenças mais elementares envolvem:
·
Formação profissional
·
Método de trabalho
Formação
profissional:
· Psicólogo Clínico – Graduação em
Psicologia – Especializações em Psicologia Clínica.
· Psiquiatra – Graduação em Medicina –
Especializações em Saúde Mental.
· Psicanalista – Graduação em Psicologia
ou Medicina – Especialização em Institutos de Psicanálise.
Método de trabalho:
·
Psicólogo Clínico – Observação, escuta, intervenções verbais.
·
Psiquiatra – Observação escuta, intervenções verbais, além da prescrição de
medicamentos.
· Psicanalista – Estímulo
à associação-livre do paciente, utilização da atenção
flutuante, análise e interpretação de sonhos, análise da transferência e
das resistências.
A PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES
Qual o interesse da Psicologia para
as Organizações?
A Psicologia deve gerar
um interesse para as Organizações na medida em que
consiste na ciência que busca o entendimento das variáveis que
determinam o comportamento humano. Neste sentido, a psicologia é a ciência que
pode contribuir para dar rumos mais adequados à vida das pessoas, às suas
relações e, como consequência, trazendo reflexos no interior das organizações.
A psicologia pode ser vista como um instrumento à
disposição do Administrador para apoiá-lo na busca do contínuo
aumento da eficácia dos processos organizacionais através das pessoas,
promovendo melhoria na qualidade de vida, dos produtos e dos serviços
proporcionados pela organização.
Aplicações Práticas da PSICOLOGIA nas ORGANIZAÇÕES
1.
Seleção de pessoas.
2.
Conciliação de perfis às
especificidades das tarefas.
3.
Desenvolvimento e aperfeiçoamento de
capacidades (treinamento).
4.
Acompanhamento de desempenho (mudanças
de rotina).
5.
Análise das condições de
trabalho.
6.
Administração das relações
interpessoais (alteração de pessoal).
Fonte e Sítios Consultados
Conteúdo aula Psicólogia da Graduação do 2o. Semestre Curso de Administração de Empresas
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