25 de maio de 2010

PLANO DE NEGÓCIOS

Iremos acompanhar, a partir de agora,  tudo sobre o PLANO DE NEGÓCIOS, ferramenta importantíssima da Administração, independente do tamanho ou da estrutura da Empresa.



Em pesquisa realizada pelo SEBRAE, verifica-se que os fatores de mortalidade das empresas nacionais indicam:



- Falta de planejamento
- Deficiência de Gestão



Assim, quando fala-se em empreendedorismo, remete-se ao termo:



Plano de Negócios ( Bussiness Plan ).



Sua principal utilização é prover uma ferramenta de gestão para o planejamento e desenvolvimento de qualquer empresa, em especial de um start-up.





Estrutura de um Plano de Negócios



      - Capa
      - Sumário
      -  Termo de confidencialidade
1   - Sumário executivo
2   - Descrição da Empresa
3    - Estrutura Legal
4   - Estrutura Organizacional
5   - Análise Mercado
6   - Produtos / Serviços
7   - Plano de Marketing
8   - Plano de Operação
9   - Plano Tecnológico
10 - Plano de Recursos Humanos
11 - Plano Financeiro
        Anexos



   Essa ferramenta de gestão pode e deve ser usada por qualquer empreendedor que busque analisar uma oportunidade numa base lógica e racional. Porém, apenas razão e raciocínio lógico não são suficientes para determinar o sucesso do negócio.


   Este documento que sintetiza e explora as potencialidades de um negócio, e os riscos inerentes a ele, também apresentará em seu desenvolvimento impressões que o empreendedor tenha do mercado de atuação do empreendedorismo.

   O Plano de negócios é um documento que não garante a lucratividade e o sucesso da empresa, todavia, se elaborado com informações de qualidade, contribui significamente para a melhor gestão do empreendedorismo. Uma tradição que deve ser rompida é achar que o Plano de Negócios deve ser elaborado uma única vez, e assim, esquecido. Este erro é comprometedor.



   A concorrência muda, o mercado muda, as pessoas mudam. O plano também.
   Plano de Negócios é uma ferramenta dinâmica, que deve ser atualizada constantemente, pois o ato de planejar é dinâmico e cíclico.



Afinal, o que é o Plano de Negócios?

   É um documento usado para descrever um empreendimento e o modelo de negócios que sustenta a empresa.

   Sua elaboração envolve um processo de aprendizagem, e ainda, permite ao empreendedor situar-se no seu ambiente de negócios.


Com o Plano é possível:

- Entender e estabelecer diretrizes para o negócio,
- Gerenciar de forma mais eficaz a empresa e tomar decisões corretas.
- Monitorar o dia a dia da empresa e tomar ações corretivas, quando necessário.
- Conseguir financiamento junto a bancos, governo, SEBRAE, investidores e etc.
- Identificar oportunidades e transforma-las em diferenciais competitivo.
- Estabelecer uma comunicação interna eficaz na empresa e convencer o público externo (fornecedores, parceiros, clientes, bancos, investidores, etc)
- Testar a viabilidade de um conceito de negócio.
- Transmitir credibilidade
- Desenvolver a equipe de Gestão.


A quem se destina o Plano de Negócios
- Mantenedores das incubadoras, para fins de financiamento
- Parceiros: para definições de estratégias.

- Bancos, financiamentos, capital de giro, imóveis, expansão da empresa, etc.

- Investidores, empresas de capital de risco, Angels, BNDES, Governo, etc.

- Fornecedores: para negociação de compra de mercadorias, matéria-prima e formas de pagamento.



Com todos os níveis hierárquicos


- Clientes: para venda do produto / serviço e publicidade da empresa.
- sócios-captação de sócios e esclarecimento dos projetos.






Estrutura do Plano de Negócios.

  Não existe uma estrutura rígida e específica do Plano de Negócios, pois cada negócio tem particularidades e semelhanças, sendo impossível definir um modelo padrão, que seja universal e aplicados em qualquer negócio.



  Mas qualquer que seja a estrutura adotada, esta deve apresentar um mínimo de seções as quais proporcionarão um entendimento completo do empreendimento.



Obs. O Planejamento é estruturado em cima do Plano de Negócios.



Estrutura sugerida para pequenas empresas:


CAPA: Apesar de não parecer é uma das partes mais importantes do Plano de Negócios, pois é a primeira parte que é visualizada por quem vê o Plano de Negócios. Devendo, portanto, conter as informações necessárias pertinentes para um rápido acesso aos responsáveis pela elaboração do Plano.



Sumário: Deve conter o título de cada seção e a página respectiva onde se encontra. Isto facilita o leitor do Plano de Negócios a encontrar rapidamente o que lhe interessa.

Sumário Executivo: Considerado por muitos, com a principal seção do Plano de Negócios. O sumário executivo fará o leitor decidir se continuará ou não a ler o documento. Portanto, deve ser elaborado com muita atenção e revisado várias vezes, pois deve conter as principais informações que constam no Plano de negócio, considerando-se um limite de páginas para isto.



Pode ser dirigido ao público do documento de maneira a explicar qual o objetivo do Plano de negócios em relação ao leitor (por exemplo, requisição de financiamentos junto a Bancos, Apresentação da empresa)



O Sumário Executivo deve ser a última seção a ser escrita, pois depende de todas as outras seções do Plano de Negócios.



Análise estratégica


Nessa seção são definidos os rumos da empresa, sua missão, visão, oportunidades e ameaças externas, suas forças e fraquezas, seus objetivos e metas do negócio.


Descrição da Empresa

Nessa seção deve-se descrever a empresa, razões de sua constituição, razão social, impostos, estrutura organizacional e legal, localização, parcerias, certificações, serviços terceirizados, etc..



Produto e Serviços

Nesta seção temos como os produtos e serviços são produzidos, quais recursos necessários, tecnologia envolvida, registro de marca e olipatente de algum produto.






Obs. até a semana que vem, concluo este artigo.

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