18 de fevereiro de 2010

Criatividade e suas aplicações nas empresas



Vamos falar um pouco da técnica da Criatividade!

  A empresa atualmente convive com vários desafios para se manter competitiva e moderna, num mundo globalizado e conectado. Cada vez, ela precisa de empregados motivados, envolvidos e engajados para cumprir esses desafios.


  Nesse contexto surge a criatividade, uma poderosa ferramenta para a empresa ter esse diferencial exigido pelo mercado consumidor global.

Mas o que é criatividade?

  Uma das definições de criatividade é a de que ela é a capacidade de resolver problemas. Outra definição bem aceita é a de que a criatividade é a busca de uma solução que fuja do comum:

  Porém o que todas têm em comum é a de que para surgir à criatividade existe a necessidade de se quebrar o paradigma. Diante desse quadro, nossas empresas também necessitam estimular a criatividade, dar um ambiente adequado ao surgimento de novas idéias.


  Inúmeras empresas têm no seu conjunto de valores, O da inovação contínua, o da participação e compartilhamento de responsabilidades.



Problemas que surgem nas empresas:


. Implementar o conceito de uma empresa sustentável.


. Propor redução de custos.

. Propor o conceito de melhoria contínua.


. Atrair, reter e desenvolver os talentos da empresa.

. Implantar coleta seletiva de êxito.



  Existem muitas técnicas utilizadas pelas empresas para conseguir a criatividade, vamos abordar a GESTALT.




GESTALT – A psicologia da forma e a sua contribuição para a estimulação da criatividade.

  A Gestalt é a linha teórica da psicologia que tem o objetivo de estudar a lógica, que tem como objetivo o estudo da percepção. O estudo da percepção engloba os estímulos. Esse conceito nos leva aos sentidos, os quais os homens utilizam para acumular experiências e traduzir os fenômenos a que somos expostos em nosso cotidiano.

  O conceito de Gestald engloba noções sobre estímulo ambíguo, figura e fundo, complementaridade, fechamento, entre outros.


  A administração incorpora o conceito de Gestald principalmente por meio da área de marketing. Quando o Marketing prepara uma campanha publicitária, um comercial, uma logomarca, uma embalagem, ela está adotando na prática entre outros conceitos, a Gestald.


Nossos sentimentos também são os alvos do Marketing, pois em algum momento, ele os estimula.


 

São nossos sentidos:


Visão: belo, feio.

Audição: música, barulho.


Tato: áspero, macio.


Paladar: gostoso, salgado, doce.

Olfato: cheiroso, não cheiroso.



A criatividade é um processo, ela é sistematizada.


    Para Duailibi e Simonsen* a criatividade é um processo que possuí sete fases, ao término de uma fase, imediatamente surge à próxima, e assim sucessivamente.


   As sete etapas de Duailibi são:



1) Identificação: fase em que o problema é identificado, definido.



2) Preparação: nesta fase os dados diretos e indiretos do problema são coletados e acumulados.



3) Incubação: é a fase em que as idéias, as informações são armazenadas pelo nosso inconsciente. Elas ficam em banho maria.



4) Aquecimento: é a fase do “retorno ao problema”, as idéias armazenadas voltam a ser discutidas de forma intensa.



5) Iluminação: nessa fase ocorre o fenômeno “Eureka”! (São obtidos insights a partir das idéias discutidas e a solução do problema é encontrada).



6) Elaboração: a fase é utilizada para sistematizar, estruturar, organizara idéia vencedora para colocá-la em prática.




7) Verificação: é a fase da implantação.


Técnica “Branstorm”

  Essa é uma técnica muito utilizada pelos profissionais do departamento de Criação das agências de publicidade, veremos como ele e feito:






Características da Técnica.

- julgamento adiado

- por meio da quantidade de idéias, extrai-se a qualidade.

- incentiva-se a participação de todos.


- existe associação de idéias.

- local confortável, com comida e bebida à vontade.


ausência de crítica

Reverse Branstorm


- reunião para criticar, encontrar os defeitos.

- ausência de envolvimento emocional.

- críticas construtivas, previsão das possíveis falhas do projeto.

- da quantidade extrai-se a qualidade.


- normalmente participam pessoas que não estão envolvidas na criação.


  Da idéia, a implementação da idéia vencedora. Nessa fase tudo aquilo que foi planejado é colocado em prática e são apurados os resultados obtidos. Para Duailibi o cumprimento dessas etapas de forma adequada pode acarretar em êxito e sucesso do projeto, da idéia.


Referências Bibliográficas



Duailibi, Roberto; Simonsen Jr., Harry, Criatividade &Marketing. Nova Ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2000

 

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