20 de janeiro de 2010

Administração ou a má Administração dos Recursos Naturais do Brasil

Este ser Humano abaixo, somos nós.


O que nos diferencia dos outros animais é a inteligência, ou talvez como nós a  administramos,  ou  ainda,  a  falta dela.




                                H 2 O




                   75% do corpo é composto de água
                   8 % estão no sangue






Também sabe-se que sem oxigênio, alimento e água, o ser humano não sobrevive.




Todos sabemos, ou pelo menos já ouvimos alguém comentar, sobre a falta de água no planeta.




Porém,  é   comum   em   nossa   vida   a   visualizarmos   os desperdícios.

Desperdícios esses, sem nenhum constrangimento, sem nenhum compromisso com o meio ou com os seus semelhantes.




Na figura acima, visualizamos como é a distribuição de água potável em nosso País.



A pergunta que deveria ser respondida é:




- Quando será  que  o  ser  humano  vai  entender  que  a água que saí do cano da casa dele, que ele paga por ela, vai acabar ?





Acredito que num futuro, nem  tão  distante  assim,  exista  a necessidade de ações concretas a esse respeito, de uma melhor gerencia na utilização deste bem. Espero que não sejam tomadas providências iguais as que foram tomadas na última reunião dos Lideres Mundiais, a respeito da mudança do Clima no Mundo. (eles nada fizeram...)


Afinal, quem deveria tomar a frente e resolver, não o fez.


Simplesmente, não assumiram o seu papel junto a sociedade, preferiram colher "outras" benfeitorias.


Na Administração, seja ela de bens materiais, de recursos naturais, de conflitos, de catastrófes ou da nossa própria vida, é necessário que a liderança seja exercida com inteligência, coragem e ações concretas.










 Gostaria de entender como nós delegamos a alguns  políticos "o poder" de resolver quando será feito alguma obra, qual o tamanho dela, qual a sua urgência e se ela vai acabar a tempo de ter uma plaquinha com o "seu" nome.











Os nossos  governantes  estão  acostumados  a  administrar problemas. Dificilmente algum deles faz alguma ação concreta para prevenir problemas futuros.


É muito fácil fazer uma relação de problemas. Só em São Paulo (BR), com as chuvas até o momento, já morreram mais de 70 pessoas, vítimas de alagamentos, desmoronamentos e diversos problemas dessa ordem.


Será que os Governadores, os prefeitos que já passaram por aqui, alguns deles engenheiros e outras tantas licenciaturas; não foram capazes de "visualizar" os problemas futuros. Será que foi uma falta de visão ?  Ou foi uma visão mais direcionada para as eleições futuras ?

Tenho certeza que uma Boa Administração não se faz durante um tempo limitado ou mandato.

  Uma Boa Gestão ou Administração só deveria ser reconhecida como Boa, depois de um certo tempo. Um bom administrador não arruma o caminho, ele traça o caminho.





























Nenhum comentário:

Postar um comentário