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Administração no Blog

Conteúdos de Administração e assuntos atuais.

26 de maio de 2014

Modelos de Inovação nas Pequenas Empresas pelo Mundo



  Iremos visualizar algumas das boas práticas internacionais que poderiam ser aplicadas nas pequenas empresas brasileiras, para promover a inovação dos produtos e dos processos. É fato que a inovação desempenha um papel estratégico importantíssimo na construção das bases que visam um aumento da competitividade, da produtividade e, consequentemente, do crescimento econômico. Também é verdadeiro dizer que por meio do estímulo à inovação cria-se a possibilidade da indústria brasileira tornar seus produtos e processos um pouco mais competitivos, com melhor qualidade e maior valor agregado. E é desta forma que a inovação pode contribuir para aumentar a participação do Brasil no comércio global.





  • Para implantar a cultura da inovação nas pequenas empresas brasileiras, alguns gargalos importantes precisam ser superados, tais como: a carência de recursos humanos qualificados; as restrições impostas por ações comerciais focadas somente no mercado interno; a baixa produtividade; a pequena articulação entre as empresas, as universidades e centros de pesquisa; a dificuldade de atualização tecnológica.
            Apesar de todas essas dificuldades enfrentadas pelos pequenos negócios, a menor estrutura física e de recursos humanos pode sim representar uma vantagem em relação às grandes empresas no trato com a questão da inovação. Isso porque o pequeno porte confere a essas empresas maior agilidade para responder às mudanças mercadológicas, tecnológicas e até culturais.                                                                                                                                                                                           Vamos a um conjunto de critérios essenciais
  •  Foco na pequena empresa,

  •  inovação de produto ou de processo,

  •  superação dos desafios tecnológicos que são identificados pelo Sebrae,

  •  transparência e facilidade de replicação.  

  • Considerando que a aplicabilidade na realidade brasileira é um dos critérios mais importantes, levamos em conta também os montantes a serem desembolsados, o marco regulatório em que estas iniciativas se enquadram e a existência no Brasil de instituições que possam desempenhar os papéis necessários à implantação destas práticas, entre outros critérios importantes.    

  • Orientou a nossa escolha também a origem variada em termos de realidades socioeconômicas (tal como é o Brasil) e de objetivos, a fim de ampliar o leque de oportunidades de replicação. Desse modo, iremos verificar quatro iniciativas internacionais – oriundas dos países Noruega, Itália, Japão e México – que se destinam a apoiar coletivos de empresas, gerar projetos e programas pró-inovação e orientar empresas no pré-lançamento comercial de produtos inovadores. 


  • O programa norueguês Arena busca aumentar a capacidade inovadora de coletivos de empresas (clusters), dando apoio empresarial e financeiro a projetos de até cinco anos, que se baseiem na colaboração entre indústria, provedores de conhecimento, e o setor público, que estabelecem, assim, uma interação dinâmica. 

  • O projeto italiano Openloc tem como objetivo compor um framework para a inserção da inovação nas pequenas e novas empresas de atuação restrita ao mercado local. 

  • O foco da política japonesa METI é promover a cooperação entre agentes econômicos locais que possuem complementaridade em termos de tecnologia e necessidades, visando à criação e o fortalecimento de redes de inovação industrial. 





20 de maio de 2014

Habilidades mais valorizadas pelas áreas: Administrativa, Comercial, Tecnologia e de Marketing





Acompanhe as palavras-chave que definem o perfil mais buscado pelas empresas nas áreas administrativa, comercial, de tecnologia e de marketing. Saberemos o que as empresas mais estão valorizando na hora de contratar os funcionários, a equipe do site de busca de oportunidades profissionais Adzuna fez um levantamento a partir de 94 mil anúncios de emprego no Brasil e chegou a uma lista de palavras-chave que definem o perfil mais buscado nas 4 áreas: administrativa, comercial, tecnologia e marketing.


Segundo este estudo, nestas carreiras as características pessoais como, por exemplo, comunicação e organização ganham destaque na avaliação das empresas durante os processos seletivos.  Ter boa capacidade de comunicação, aliás, é requisito para os profissionais das 4 áreas.


É claro que grande parte das habilidades pessoais requisitadas - chamadas, em inglês, de soft skills - deve aparecer no currículo ao lado de dados objetivos que as comprovem e não apenas como qualidades soltas.



  Vamos conhecer os resultados abaixo pelas áreas:


Anúncios de oportunidades na área administrativa



Palavra-chave

Índice de vagas que apresentam este requisito

Liderança

35,70%

Comunicação

28,90%

Experiência prévia

16,35%

Foco em resultados

8,72%

Organização

7,50%




Anúncios de oportunidades na área comercial: 



Palavra-chave

Índice de vagas que apresentam este requisito

Comunicação

38%

Comprometimento

17,50%

Relacionamento Interpessoal

12,30%

Foco no Cliente

3,25%

Experiência

2,87%




Anúncios de oportunidades na área de marketing:



Palavra-chave

Índice de vagas que apresentam este requisito

Nível superior

58%

Foco em resultados

19.61%

Comunicação

13.21%

Trabalhar em equipe

11.78%

Gostar de desafios

5.34%




Anúncios de oportunidades na área de tecnologia: 



Palavra-chave

Índice de vagas que apresentam este requisito

Nível superior

45%

Experiência

23%

Comunicação

12%

Organização

9,32%

Inglês Fluente

7,25%

















Fonte e Sítios Consultados


http://exame.abril.com.br

13 de maio de 2014

Remarketing, descubra mais sobre...





O Remarketing nada mais é do que uma funcionalidade da publicidade baseada em interesses disponíveis no separador de Públicos-alvo. O uso do Remarketing permite alcançar os visitantes do seu Web site e corresponder as pessoas certas à mensagem adequada.


É fato que na internet nos deparamos com inúmeros anúncios de vendas de produtos ou de serviços e quase sempre acabamos acessando um por interesse ou mesmo por simples curiosidade. Em outras ocasiões, é o próprio internauta que realiza a pesquisa. Pois bem, após a visualização, o internauta acessa diferentes sites e aquele mesmo anúncio aparece em janelas, parecendo inclusive, uma perseguição. No entanto, tal perseguição possui outro nome, trata-se do famoso “remarketing” na internet.


O Remarketing ainda é uma das ferramentas mais eficientes do marketing digital.  O Remarketing é que uma ferramenta do Google AdWords que tem a capacidade de marcar e identificar os usuários que já visitaram um determinado  site e assim, passa a exibir seus anúncios com mais frequência quando outros sites que aceitam anúncios da rede de display do Google  são visitados.


O Remarketing é uma funcionalidade da publicidade baseada em interesses disponível no separador Públicos-alvo. O Remarketing permite-lhe alcançar os visitantes do seu Web site e corresponder as pessoas certas à mensagem adequada. Pode apresentar estas mensagens aos utilizadores que navegam nos sites da Rede de Display da Google.


Por esta razão, que ao visitar alguns sites, aquele anúncio que havíamos acessado anteriormente não para de nos perseguir, chamando a nossa a atenção e de certa forma, fazendo que nos lembremos a todo instante da última pesquisa ou acesso de visualização para compra. Todo esse empenho é proposital, nada é obra do acaso!



Agora que já ficou claro como o Remarketing age e porque somos perseguidos por banners de propagandas com itens ao qual havíamos pesquisado antes, vamos entender como esta ferramenta atua na prática.



Afinal, como funciona o Remarketing?


Bom, agora que já sabemos que o Remarketing é uma função nativa do Google AdWords e assim, quando um visitante acessa um determinado site, cria-se uma “marcação” para este usuários através de um Cookie que ficará registrado no computador do usuário. Através desse cookie será possível que o anúncio visto anteriormente seja exibido quando o usuário visitar outros sites ou blogs que também exibem anúncios do Google.


Assim, quando um anunciante usa a ferramenta Google AdWords há duas opções, como exibir os anúncios em Rede de Pesquisa e em Rede de Display.



A Rede de Pesquisa é simplesmente as páginas de respostas para as pesquisas feitas no Google e também sites parceiros.



A Rede de Display, por sua vez, conta com uma infinidade de sites, blogs e também redes sociais que disponibilizam um espaço para exibir os anúncios do AdWords através do programa de afiliados conhecido como Google AdSense.


A estratégia do Remarketing é bastante simples e também eficaz. Os usuários ficam expostos a um determinado anúncio com uma frequência maior na rede de display, já que em algum momento ele se interessou por um produto, que foi revelado pela visita em alguma página de anúncio ou mesmo pesquisa.


De acordo com alguns dados, atualmente apenas 3% das pessoas que visitam um determinado site acabam comprando o produto ou o serviço. Assim, através do Remarketing, a empresa pode manter uma comunicação com os demais visitantes, ou seja, os 97% restantes, através de sites que fazem parte da rede de display.


Assim, quando o internauta visita uma loja virtual e acaba não finalizando uma compra, o Remarketing ajuda o vendedor manter o seu posicionamento com aparição virtual em outros sites através de banners e assim, se exibir para os potenciais clientes. Um exemplo disso é quando um visitante procura por um determinado modelo de televisão em uma loja virtual, mesmo sem realizar a compra, horas depois, ao acessar outros sites o anúncio da loja irá aparecer e ainda, muitas vezes, exibindo o produto em oferta. Assim fica muito difícil de resistir essa tentação da compra, não é?











Fonte e Sítios Consultados

http://www.oficinadanet.com.br




12 de maio de 2014

Como a Copa do Mundo vai alterar a rotina das empresas?


Como a Copa do Mundo vai alterar a rotina das empresas?

         

          A reportagem da exame.com apresentou um estudo afirmando que 39% das companhias permitirão que seus funcionários assistam aos jogos da Copa no seu local de trabalho. Isso é o mesmo que dizer que a Copa do Mundo vai alterar não só os ânimos, como também a rotina dos funcionários de 73% das  empresas brasileiras. Isso é o que mostra um estudo feito pela consultoria Robert Half junto a 100 diretores de recursos humanos. 

Em 39% destas empresas as equipes de trabalhadores poderão assistir aos jogos no seu local de trabalho e em outras 34% os trabalhadores serão liberados nos dias em que a Seleção Brasileira entrar em campo. Ainda segundo a pesquisa, 38% dos diretores de RH estão apostando em decorações especiais para o ambiente de trabalho quando houver jogo do Brasil. 

Também é verdade que os tradicionais bolões vão acontecer oficialmente em 28% das empresas, em outras 28% haverá festas temáticas para comemorar o mundial e 24% investirão em happy hours. E para a maioria (52%) dos respondentes, a Copa terá um impacto positivo na motivação e na disposição dos funcionários. Outros 23% acreditam que a influência será negativa e 20% acham que não haverá interferência. 

 

Fonte e Sítios Consultados

http://exame.abril.com.br
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