Philip Kotler diz que quando se deparou pela
primeira vez com o marketing - no início da década de
60, os livros sobre o assunto eram basicamente descritivos. Havia três
abordagens simultâneas, eram essas:
·
A abordagem de commodity descrevia
as características de diferentes produtos e o comportamento do comprador em
relação a eles.
·
A abordagem
inconstitucional descrevia como funcionavam as várias
organizações de marketing, tais como atacadistas e varejistas.
·
A abordagem funcional descrevia
como as diversas atividades de marketing, (propaganda, força de vendas,
definição de preços) atuavam no mercado. O autor então resolveu abordar o
marketing gerencial que tinha como objetivo ajudar os gerentes de marketing a
solucionar os problemas em frente as mais difíceis situações.
A
principal abordagem deste livro é expandir o domínio do
marketing, que o autor diz não ter sido nada fácil. Atraiu
várias críticas das pessoas que preferiam o marketing que limitasse a imaginar
como vender mais as coisas – mas a ideia aqui é ajudar as empresas a perceber a
importância de mudar o foco de sua organização de produto para mercado e
clientes é uma das principais contribuições do marketing moderno.
Muitos anos se passaram antes que um número
considerável de empresas deixasse e pensar “de
dentro para fora” para fazê-lo de “fora
para dentro”. Mesmo hoje, muitas empresas ainda operam com o foco na venda
de produtos, em vez de no atendimento de necessidades.
Muita coisa mudou em nossa maneira de ver o
marketing de serviços e o marketing de negócios, e o impacto maior ainda está
por vir, à medida que as forças da tecnologia e da globalização se aceleram. Os
computadores e a Internet provocarão mudanças comportamentais extremamente
profundas na compra e na venda.
Marketing Estratégico
À medida que o mundo gira em direção ao próximo
milênio, tanto as pessoas quanto as empresas ficam imaginando o que os espera.
A preocupação não é só o falto de haver mudanças, mas sim a velocidade
acelerada dessas mudanças – e nem sempre as empresas percebem que seus mercados
estão sempre mudando.
A estratégia utilizada no ano anterior que foi
completamente vitoriosa pode ser hoje, o caminho mais certo para o fracasso. À
medida que o ritmo de mudanças se acelera, as empresas não podem mais confiar
em suas antigas práticas de negócios para manter a prosperidade. Há dois tipos
de empresas: aquelas que mudam e aquelas que desaparecem.
O atual panorama está sendo moldado por duas forças
poderosas: tecnologia e globalização.
Vamos citar algumas práticas de mercado
consideradas vitoriosas e famosas:
Vencer pela qualidade superior: Todo
mundo concorda que a qualidade sofrível é ruim para os negócios. Os clientes
que se zangam com a má qualidade e não voltam, e ainda falam mal da empresa.
Mas e quando é vencer pela boa qualidade? Há quatro problemas aqui.
1º. - Qualidade
tem muitos significados. Clientes diferentes dão importâncias a coisas
diferentes e, portanto, uma garantia de qualidade sem definições adicionais não
significa muito.
2º. - As
pessoas normalmente não conseguem perceber a qualidade do produto simplesmente
olhando para ele.
3º. - A
maioria das empresas, na maioria dos mercados, está se igualando em qualidade.
4º. - Algumas
empresas são conhecidas por terem a mais alta qualidade.
Vencer
pelo melhor atendimento: Todos nós queremos bom atendimento. Mas os
clientes o definem e diferentes formas. Todo o atendimento se desdobra em uma
lista de atributos: velocidade, cordialidade, conhecimento, solução de
problemas e assim por diante. Cada pessoa atribui diferentes pesos a esses
atributos de atendimento em diferentes momentos e contextos.
Vencer
devido aos preços mais baixos: A estratégia de baixo preço funcionou para várias
empresas. Contudo, as líderes em preços baixos têm que tomar cuidado. Uma
concorrente pode entrar no mercado com um preço mais baixo. Certa medida de
qualidade e atendimento também deve se fazer presente para que os clientes
sintam que estão comparando com base no valor, e não apenas no preço.
Vencer
devido a uma alta participação no mercado: As empresas
líderes em participação no mercado ganham mais dinheiro do que suas
concorrentes mais fracas. Elas desfrutam de economias de escala e maior
reconhecimento de marca. Há um “carro chefe”, e os clientes que estão comprando
pela primeira vez o tipo de produto que oferecem sentem-se mais confiantes
comprando delas. Mas muitas das grandes líderes de vendas no mercado não são
tão lucrativas.
Vencer
devido à adaptação e à customização: Muitos compradores desejam que os
fornecedores modifiquem seus produtos ou serviços para incorporar aspectos
especiais de que necessitam. Essas necessidades podem representar uma
oportunidade para o vendedor. Entretanto, para muitos fornecedores, o custo de
adaptar sua oferta a cada cliente pode ser muito alto. A customização em massa
tem funcionado para algumas empresas, porém para outras podem considerá-la uma
estratégia não lucrativa.
Vencer
mediante melhorias contínuas nos produtos: Melhorias contínuas nos
produtos é uma estratégia sólida, especialmente se a empresa puder ser a líder
nesse item. Mas nem todas as melhorias são valorizadas. Alguns produtos atingem
seu limite de melhorias possíveis e o aperfeiçoamento seguinte acaba não fazendo
muita diferença.
Vencer
devido à inovação no produto: Uma exortação frequente é a de “inovar ou
evaporar”. É verdade que algumas empresas altamente inovadoras, como Sony e a
3M, conseguiram lucros com os lucros substanciais com o lançamento de novidades
fantásticas, mas a empresa média não mostrou grandes resultados com o
lançamento de novos produtos. O dilema de uma empresa é que, se ela não lançar
novos produtos, provavelmente “evaporará”; se os lançar, poderá perder muito
dinheiro.
Vencer
por entrar em mercados de alto crescimento: Mercados
com altas taxas de crescimento, como os de aplicações de semicondutores,
biotecnologia, robótica e telecomunicações, são atraentes. Um problema
adicional é que os produtos se tornam obsoletos com demasiada rapidez nesses
setores de alto crescimento, e as empresas têm que investir constantemente para
se ‘manter’ atualizadas. Elas mal
começam a ter lucro com o último produto e já está na hora de investir no
desenvolvimento de seu substituto.
Vencer
superando as expectativas do cliente: Um dos clichês mais populares em marketing,
hoje, é dizer que uma empresa vitoriosa é aquela que está sempre superando a
expectativa dos clientes. Atender às expectativas do cliente irá apenas
satisfazer os clientes; excedê-las irá encantá-los. Clientes maravilhados com
um fornecedor têm muito mais probabilidade de continuar clientes. O problema é
que quando as expectativas de um cliente são superadas, ele as eleva da próxima
vez. No final, a empresa acaba tendo que se conformar em simplesmente atender
às expectativas mais recentes. Cada empresa deve definir quais desses muitos
desejos de seus clientes ela pode atender.
É óbvio que não existe um único caminho de
marketing para o enriquecimento. Não basta fazer a maioria das coisas um pouco
melhor que seus concorrentes. Ser operacionalmente excelente não é o mesmo que
ter uma estratégia robusta. A excelência operacional pode ajudar a empresa a
vencer por certo tempo, mas outras empresas irão logo alcançá-la ou superá-la.
Mas essas estratégias novas e bem-sucedidas não são
copiadas com rapidez, acabando por se tornarem comuns? Sim, os imitadores vêm
em seguida. Entretanto, uma coisa é copiar alguns de uma nova estratégia e
outra bem diferente é copiar todos os aspectos da arquitetura estratégica.
As grandes estratégias consistem em uma
configuração singular de muitas atividades de reforço que dificultam a imitação
pura e simples.
O autor mostra na sua concepção alguns pontos para
o Marketing no ano de 2005, entre eles são:
A intermediação de atacadistas e varejistas sofreu
uma redução considerável, devido ao comércio eletrônico. Virtualmente
todos os produtos estão agora disponíveis sem que seja necessário ir à loja! O
cliente pode acessar as imagens de qualquer produto na Internet, ler as especificações,
pesquisar o melhor preço e as melhores condições entre os fornecedores on-line,
dar um clique no pedido e fazer o pagamento via Internet.
Desapareceram os onerosos catálogos impressos. Comentário:
A primeira parte deste tópico está correta, a maior parte dos produtos está
disponível na Internet, mas achamos que os catálogos serão difíceis de
desaparecerem, pois ainda não será toda a população em 2005 que terá acesso a
Internet.
Os lojistas de varejo viram o fluxo de clientes diminuírem
muito em seus estabelecimentos. Como resposta, mais varejistas empreendedores estão
instalando cinemas e outras formas de lazer em seus estabelecimentos
comerciais. Muitas livrarias, minimercados, supermercados e lojas de roupas
agora incluem uma lanchonete e abrem espaço para pequenos shows e palestras.
Essencialmente, essas lojas estão oferecendo uma “experiência”, em vez de uma
variedade de produtos. Comentário: Podemos ver neste tópico, os espaços de
café-cultura (cafeteria, livraria em um único estabelecimento), que já estão aí
ao nosso redor.
A
maioria das empresas agora terceiriza mais de 60 por cento de suas atividades e
necessidades. Algumas terceirizam cem por cento, tornando-se
empresas virtuais com patrimônio muito reduzido e, portanto, com índices de retorno
extraordinários. Comentário: Isso também já está sendo vivido nos dias de hoje
e cada vez mais irá se expandir.
A
propaganda na TV diminuiu sensivelmente devido à existência de 500 canais
diferentes. Os jornais e revistas impressos também
diminuíram em número. Por outro lado, os profissionais de marketing podem
agora alcançar com mais eficácia seus mercados-alvo, anunciando em revistas e
grupos de discussão especializados. Comentário: Os jornais e as propagandas,
achamos que nunca irá diminuir significantemente por causa dos recursos das
pessoas. Agora que se lançaram revistas especializadas em cada segmento e cada
vez mais isso irá aumentar.
Há um alto grau de equívoco a respeito do que é o
marketing e do que ele pode fazer por uma empresa.
Muitos dirigentes ficam chocados porque suas
empresas apresentam alto índice de fracasso em novos produtos, custos
crescentes de propaganda e vendas. Geralmente apontam suas equipes de marketing
e vendas como as únicas culpadas.
A visão de que marketing e vendas são a mesma coisa
é o tipo mais comum de equívoco, por parte não apenas do público em geral, mas
também de muita gente ligada à administração. É claro que vender faz parte do
marketing, mas o marketing abrange muito mais que vendas. Quando o marketing é
bem sucedido, as pessoas gostam do novo produto, a novidade corre de boca em
boca e pouco esforço de venda se faz necessário.
Marketing não pode ser o mesmo que vender porque
começa muito antes de a empresa ter o produto. A venda ocorre somente depois
que um produto é fabricado. O marketing continua por toda a vida do produto,
tentando encontrar novos clientes, melhorar o poder de atração e o desempenho
do produto, tirar lições dos resultados das vendas do produto e gerenciar as
vendas repetidas aos mesmos clientes.
Os profissionais de marketing criticam seus
gerentes por não considerarem as despesas com marketing um investimento, mas
sim um custo, por enfatizarem resultados de curto prazo em detrimento dos de
longo prazo e ainda por serem muito avessos a risco.
Outra visão limitada é aquela que considera o
marketing, em essência, apenas um dos departamentos da empresa. É verdade que
as empresas possuem departamentos de marketing, onde se concentram grande parte
das ideias e dos esforços de marketing. Entretanto, se as atitudes e o trabalho
de marketing se localizassem apenas nesse departamento, a empresa acabaria
muito mal.
Empresas avançadas buscam fazer com que todos os
seus departamentos sejam orientados para o cliente, ou mesmo que funcionem em
função deste.
Os
profissionais de marketing têm sua própria maneira de pensar, assim como os
advogados, os contadores, os banqueiros, os engenheiros e os cientistas. Para
os profissionais de marketing, os processos de administração de marketing
consistem em cinco passos básicos que podem ser representados como: Pesquisa de
Mercado; Segmentação, definição de público-alvo e posicionamento – marketing
estratégico; Mix de marketing – marketing tático; Implementação e Controle.
Pesquisa de Mercado: É o ponto inicial para o marketing. Sem ela, uma empresa entra em um mercado às cegas. O bom marketing envolve pesquisa cuidadosa sobre a oportunidade no mercado e a preparação de estimativas financeiras baseadas na estratégia proposta que indiquem se os retornos atenderiam os objetivos financeiros da empresa. A pesquisa levará a empresa a reconhecer que os compradores em qualquer mercado normalmente diferem em suas necessidades, percepções e preferências.
Segmentação, definição de público-alvo e posicionamento – Marketing Estratégico: A empresa de posicionar seus produtos/serviços de modo que os clientes-alvo fiquem cientes dos benefícios inerentes a eles. Por exemplo, a Volvo posicionou seu automóvel como o carro mais seguro do mundo e reforça esse posicionamento com o projeto, os testes, a propagandas e assim por diante. Posicionamento é o esforço de implantar os benefícios-chave e a diferenciação nas mentes dos clientes. Além dos benefícios-chave, os vendedores apresentarão aos compradores potenciais razões pelas quais eles deveriam dar preferência à sua marca. O posicionamento total da marca denomina-se proposta de valor.
Mix de marketing – marketing tático: Os profissionais de marketing da empresa devem então prosseguir para o estágio de marketing tático, para estabelecer as ferramentas do mix de marketing. As ferramentas são conhecidas como os quatro P´s:
· Produto: A oferta ao mercado em si, especialmente um
produto tangível, sua embalagem e um conjunto de serviços que o comprador irá
adquirir com a compra.
·
Preço: O preço do produto, junto com outros encargos
como entrega, garantia etc.
· Praça: As atividades que tornam o produto prontamente
disponível e acessível no mercado-alvo.
· Promoção: As atividades de comunicação, como
propaganda, promoção, mala direta e publicidade, para informar o mercado-alvo,
persuadi-lo ou lembrá-lo da disponibilidade e dos benefícios do produto.
Implementação: A
empresa, após realizar o planejamento estratégico e tático, deve gerar o
produto designado, definir seu preço, distribui-lo e promovê-lo. Esse estágio é
chamado de implementação. Todos os departamentos da empresa entram em ação.
Nesse estágio podem ocorrer todos os tipos de problemas de implementação. A
área de pesquisa e desenvolvimento pode não achar fácil criar o produto
exigido. Os problemas de implementação frequentemente ocorrem no âmbito de
marketing e vendas. Dentre essas falhas estão: deixar de fazer a “pré-venda”
das qualidades do produto e de seu preço á força de vendas, concepção
inadequada da propaganda, deixar de prestar o atendimento prometido e assim por
diante. A implementação do marketing requer relacionamentos ainda mais
profundos.
Controle: A etapa final no processo de
marketing é o controle. Empresas de sucesso são empresas que aprendem. Elas
obtêm feedback do mercado, fazem auditorias, avaliam os resultados e efetuam
correções destinadas à melhoria do desempenho. Uma empresa que não esteja
alcançando suas metas pode descobrir que a falha está em um dos quatro Os do
mix de marketing, ou até mesmo em uma etapa mais fundamental como segmentação,
definição de público-alvo e posicionamento. Um marketing de qualidade funciona
segundo o princípio cibernético de pilotar um barco monitorado constantemente
sua posição em relação ao destino.
Marketing Tático
Os tipos de informações que as empresas necessitam
para tomar decisões de Marketing são:
Do Macro ambiente:
·
Tendências demográficas.
·
Tendências econômicas.
·
Tendências de estilo de vida.
·
Tendências tecnológicas
·
Tendências políticas/ de regulamentação.
Do ambiente de marketing:
·
Informações dos consumidores.
·
Informações de colaboradores.
·
Informações de concorrentes.
Do ambiente da empresa:
1.
Vendas e participação de mercado.
2.
Pedidos de compras e renovação de pedidos.
3.
Custos da empresa.
4.
Lucratividade por cliente, por produto, por
segmento, por canal, por tamanho de pedido e por área geográfica.
5.
Outras informações.
As maneiras de reunir tais informações é através do
modelo de informações resultante deve ser um cruzamento entre o que os gerentes
necessitam e o que é economicamente viável.
Perguntas para orientar as necessidades de coleta
de informações gerenciais:
1.
Que tipos de informações você obtém com
regularidade?
2.
Que tipos de estudos especiais você solicita
periodicamente?
3.
Que tipo de informações você gostaria de obter, mas
às quais não tem acesso agora?
4.
Que informações gostariam de ter diariamente?
Semanalmente? Mensalmente? Anualmente?
5.
Quais seriam as quatro melhorias mais úteis no
sistema de informações de Marketing da empresa?
A estrutura dos 4ps requer que os profissionais de marketing decidam sobre o
produto e suas características, definam o preço, decidam sobre como distribuir
o produto e selecionem métodos para promovê-los.
• Produto: A base de qualquer negócio é um
produto ou serviço. Uma empresa tem por objetivo oferecer algo de maneira
diferente e melhor, para que o mercado alvo venha a preferi-lo.
• Preço: O preço difere dos três outros
elementos, no sentido que gear receita, os demais geram custo. Com isso as
empresas elevam seus preços até onde o nível de diferenciação permite. As
empresas tentam estimar o impacto sobre os lucros de um preço mais alto.
• Praça (ou distribuição): Cada
fornecedor deve decidir como tornar suas mercadorias disponíveis ao
mercado-alvo. Em um mesmo setor encontramos, ambas as modalidades de
distribuição.
• Promoção: Promoção cobre todas aquelas
ferramentas de comunicação que fazem chegar uma mensagem ao público–alvo. Essas
ferramentas se enquadram em cinco categorias bem amplas:
·
Propaganda
·
Promoção de vendas
·
Relações públicas
·
Força de vendas
·
Marketing direto
A localização de clientes potenciais só será um
problema se eles forem escassos. Isso não acontece quando existe falta de
produtos ou serviço no mercado. Existe escassez de clientes e não de produtos.
As empresas são capazes de encontrar clientes potenciais qualificados a um
custo mais baixo. Ao indicá-los aos seus vendedores, elas deixam-lhes mais
tempo para vender.
Os vendedores são aconselhados a falar menos e
ouvir mais, acabou a era do vendedor sagaz e em seu lugar vem àquele que faz
perguntas relevantes, sabe ouvir e aprender.
Fazer perguntas sobre a situação: (Sondam
fatos e investigam sobre a situação do cliente).
Perguntas sobre problemas: (Lidam
com problemas, dificuldades e insatisfações pelos quais o comprador esteja
passando).
Perguntas sobre necessidades: (Revelam
o valor e a utilidade das soluções propostas).
Empresas hoje em dia, não se veem como vendedoras
de produtos, mas como criadoras de clientes lucrativos. Não querem apenas gerar uma carteira de clientes, mas serem “donas desses clientes” para sempre. Na
verdade, ele quer manter suas opções em aberto. Contudo, o profissional de
marketing quer possuir o cliente e torná-lo fiel. Para aumentar sua
participação nos negócios do cliente, ele não quer ser o único fornecedor de um
determinado produto, mas também fornecer tudo que puder dentre o que o cliente
consome.
Marketing Administrativo
Plano de Marketing de Marca: Deve-se
ter anualmente uma revisão desse plano estratégico e é necessário em todo o
tipo de empresa.
Plano de Marketing por Categoria de Produtos: Esse
Plano vem antes do plano de marca, ou seja, os gerentes estabelecem algumas
premissas, previsões e metas para que se possa orientar o planejamento de cada
uma das marcas. Logo após que os planos das diferentes marcas são aceitos, eles
são agregados ao plano geral da categoria do produto.
Plano de Novos Produtos: Cada
produto novo ou marca requer um plano detalhado de desenvolvimento e
lançamento. O conceito do produto precisa ser definido, redefinido e testado
com o auxílio de protótipos. A fase de lançamento exige uma relação detalhada
de todas atividades que estão envolvidas.
Plano de Segmento de Mercado: Deve-se
preparar um plano para cada segmento se o produto for vendido em diferentes
segmentos de mercado. Exemplo: bancário, de seguros, hoteleiro, de viagens
aéreas, onde cada gerente de segmento planeja os produtos e serviços para seu
respectivo segmento.
Plano por Mercado Geográfico: Os
planos são preparados para cada país, região, cidade e até mesmo bairro.
Plano por Cliente: Os
gerentes de contas nacionais preparam planos separados para cada cliente de
destaque.
Acredita-se que organizações em marketing são
aquelas que desenvolvem procedimentos coerentes de avaliação e controle do
marketing. Dois procedimentos são particularmente importantes:
·
Avaliar e interpretar os resultados atuais e
efetuar ações.
· Proceder a uma auditoria da eficácia de marketing e desenvolver um plano para melhorar os elementos fracos, porém importantes.
· Proceder a uma auditoria da eficácia de marketing e desenvolver um plano para melhorar os elementos fracos, porém importantes.
Marketing Transformal
Acredita-se que irá ter uma grande mudança no
marketing na próxima década Está muito mais fácil conseguir abrir uma empresa
hoje do que há tempos atrás, pois graças à revolução digital, uma organização
pode ser virtual e estar em qualquer lugar. Mensagens podem ser enviadas e
recebidas a qualquer momento. E obras como livros, música e filmes, pode ser
enviado em forma de bite em vez de serem despachadas fisicamente.
O ciberespaço nos conduzirá a uma era em que a
compra e a venda se tornarão mais automatizadas e concorrentes. As empresas
estarão conectadas umas às outras e a seus clientes em uma rede virtual
perfeita. As informações na Internet fluirão pelo globo em um instante, sem
custo nenhum. Os fornecedores identificarão compradores em potencial, e
compradores terão facilidades em identificar os melhores fornecedores e
produtos. As distâncias, o tempo necessário para transportá-las, grandes
barreiras para o comércio no passada, encolherão de maneira inacreditável.
Comerciantes que continuarem a vender da maneira antiga irão desaparecer
pausadamente de cena.
Considerações Finais
O livro nos amplia a visão de como devemos nos
relacionar com o mercado de trabalho. Quando se que comprar um produto não
pensar em apenas o mais barato, mas sim no que trará o maior benefício para o
produto final e o cliente. Mostramos como o papel do Marketing é essencial para
as empresas e para o empreendedor/gestores.
Fonte e Sítios Consultados
http://www.coladaweb.com/marketing/marketing-para-o-seculo-xxi
Referência
Bibliográfica: KOTLER,
Philip – Marketing para o Século XXI: como criar, conquistar e dominar mercados.
Editora Futura. 10ª Edição.