Tendências de marketing digital em 2013
No início do segundo semestre de
2012 aconteceram uma série de eventos mostrando novidades e tendências do
marketing digital para empresas de todos os portes. A Clínica Marketing Digital
antecipa as seis principais oportunidades em 2013 para você incluí-las desde já
no seu planejamento e ficar um passo à frente da concorrência.
Segundo Larry Allen, VP de desenvolvimento de negócios do RealMedia Group, uma das preocupações deve ser a velocidade de carregamendo. Cada segundo a mais de carregamento representa 7% a menos de conversão.
e-Commerce
portátil
As recomendações sobre mobilidade
valem sobretudo para os sites de e-commerce. De acordo com a Câmara e-Net,
houve crescimento de 400% nas compras realizadas por celulares e tablets
somente no primeiro semestre de 2012 e esses números devem continuar em rápido
crescimento nos próximos anos. O desafio do varejo é adaptar suas lojas aos
aparelhos móveis, de modo que tenham a mesma facilidade de acesso, navegação e
pagamento que suas versões para desktop e notebooks.
Conteúdo
touch
O enorme sucesso da tecnologia touch
iniciada com o iPhone, que se estendeu para o iPad e hoje domina os aparelhos
móveis tende a ser assimilada também pelos desktops e notebooks, como já deu a
entender a Microsoft com o Windows 8. O desafio para as empresas, portanto, é
adaptar o conteúdo a esse novo formato. Isso significa pensar em formas
inovadoras das pessoas acessarem e interagirem com textos, imagens, fotos e
vídeos. Larry Allen, do RealMedia Group, destaca como exemplo dessa nova
tendência o site Flipboard, uma rede social em que cada usuário personaliza
tanto as fontes como também o formato em que são apresentados.
TV +
Internet + Redes Sociais
Segundo o estudo Social TV do
Ibope Nielsen Online, um em cada seis brasileiros navega na internet enquanto
assiste à televisão. Esse comportamento tem um grande impacto na interação
entre conteúdo das mídias e o telespectador/intermauta. Pode ver uma oferta na
TV e imediatamente fazer uma pesquisa para comparar preços, ou trocar idéias
com os amigos nas redes sociais sobre o capítulo da novela enquanto está
assistindo, permitindo conhecer os diferentes graus de interesse do enredo e
dos personagens.
Marketing
estratégico
Lidar com este novo cenário
requer também mudanças na gestão do marketing digital. Will Margiloff, CEO da
Ignition One, ressalta que a área ganha papel estratégico, tende de estabelecer
como metas: simplificar e integrar plataformas de tecnologia (como por exemplo
as diversas redes sociais); planejar, desenvolver e executar as ações de forma
a criar sinergia, ao invés de se focar em determinados canais; e fazer uso dos
dados obtidos através de ferramentas de business intelligence e CRM.
Games e
aplicativos
O poder de retenção, viralização
e engajamento dos games sempre representou um enorme potencial para o marketing,
mas esteve restrito ao relativamente pequeno universo de jogadores. Mas a
popularização da internet, o lançamento do Nintendo Wii (que revolucionou o
conceito de jogos eletrônicos, tornando-os simples e acessíveis para pessoas de
todas as idades), a explosão das redes sociais e dos smartphones e tablets vem
transformando os games como recurso perfeito para as empresas e marcas
interagirem com seus potenciais consumidores e clientes.
Apesar de ser o quarto maior
mercado de gamers do mundo, com 61 milhões de jogadores somente na internet, as
iniciativas em advergames ainda são bastante tímidas, o que abre um grande
potencial de oportunidades para as empresas que investirem nessa forma dinâmica
de marketing digital.
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Tendências
do E-Mail Marketing para 2013
Acelerado
pelo crescimento do e-commerce, o mercado de email
marketing começa 2013 pronto para dar um novo salto resultante de grandes
inovações lançadas ao longo do ano passado. A integração com as mídias sociais
e ferramentas de geolocalização, a explosão da leitura de mensagens em
dispositivos móveis (smartphones e tablets) e a disponibilidade de softwares de
análise capazes de trazer dados cada vez mais detalhados sobre os hábitos de
consumo e interesses dos consumidores são alguns dos fatores que criaram um
cenário favorável que não somente enterraram as profecias catastróficas de que
o email iria morrer, como também o consolidaram como um canal ainda mais
estratégico e eficaz para conquistar e fidelizar clientes, aumentar o ticket
médio e gerar maior conversão com ofertas personalizadas.
Com os profissionais de marketing cada vez mais
conscientes de que é essencial planejar cuidadosamente as campanhas para
melhorar as taxas de entregabilidade, aumentar os índices da abertura das
mensagens e rentabilizar os investimentos de cada disparo, o email deixou de
ser apenas uma mensagem eletrônica, uma evolução do marketing direto que
entupia as caixas de correio de nossas casas com panfletos que nunca pedimos
para receber, para se transformar definitivamente em um canal de relacionamento
e interação entre marcas e consumidores.
Como essas transformações irão impactar o mercado
de email marketing a partir de agora? Eis aqui algumas previsões e tendências
que podemos arriscar para 2013.
- Muito mais mobile: Os smartphones e tablets estão
mudando drasticamente a forma como as pessoas leem emails, trazendo a
necessidade de desenvolver plataformas específicas para otimizar e melhorar a
experiência mobile, como a implementação de designs responsivos e outras práticas
adequadas aos dispositivos móveis.
- Geolocalização: Os aplicativos de geolocalização
estão cada vez mais presentes nas estratégias comerciais das empresas de
e-commerce. O behavioral targeting também continuará avançando para a
criação de ofertas customizadas e o email seguirá sendo o principal canal para
alcançar o consumidor onde quer que esteja e a qualquer momento.
- Social Mídia – As fronteiras entre o social e o
email continuarão caindo. As marcas seguirão incrementando as experiências
sociais para seus consumidores, criando campanhas que analisam dados coletados
nas redes sociais para formatar as mensagens com conteúdos mais relevantes para
audiências específicas. Além disso, as campanhas irão integrar estes conteúdos
através de diversos canais que serão complementares.
- Big Data Intelligence: Coletar e peneirar uma grande
quantidade de dados a partir de diversas fontes se torna mais e mais essencial
para formatar campanhas de email marketing inteligentes e com altas taxas de
retorno. As marcas que utilizarem estrategicamente o Big Data conseguirão
alcançar mais aberturas, cliques e um maior engajamento.
- Video: O crescimento da Smart TV levará a
um uso cada vez maior do vídeo nos emails, já que será mais fácil ver vídeos em
telas maiores. Esta tendência deverá encorajar os assinantes a interagir mais
“ao vivo” com as marcas, que poderão, por exemplo, enviar cupons de promoções
para endereços de email que poderão ser acessados apenas clicando no controle
remoto da TV.
- Segurança: As empresas vêm demonstrando maior
preocupação com a segurança do domínio de email. O phishing virou o
“inimigo nº 1” dos profissionais de TI, que estão buscando soluções cada vez
mais completas para evitar esse tipo de abuso e aumentar a segurança das
empresas. A expectativa é de que continuem implementando práticas de
autenticação apropriadas para se defenderem de ataques.
Todas essas evoluções inauguraram a era do Social Email. Já se foi o
tempo que os consumidores assinavam centenas, milhares de newsletters para não
perder nenhuma oportunidade para fazer um bom negócio. Sufocado por uma
enxurrada de spams e mensagens sem a menor relevância, eles estão cada vez mais
seletivos e só querem receber nas suas caixas de entrada promoções e sugestões
de produtos e serviços que estejam realmente conectados com seu universo de
consumo.
E você, caro leitor? Vai embarcar nesta era ou vai continuar enviando
panfletos eletrônicos como em um tiroteio às escuras?
Fonte e
Sítios Consultados
http://blog.ezcommerce.com.br/noticias/tendencias-do-e-mail-marketing-para-2013/
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