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15 de fevereiro de 2013

A qualidade do atendimento corporativo ao cliente


A qualidade no atendimento ao cliente

        As empresas só existem enquanto empresas se houverem clientes dispostos a comprar o seu produto ou serviço. Ponto. Não há como discutir com essa realidade.

Mas, surpreendentemente, existem empresas e alguns profissionais (médicos, por exemplo), que ignoram solenemente essa máxima.  

Para quem quer realmente melhorar a qualidade da relação com o cliente destacamos 9 dicas de como aumentar a qualidade no atendimento ao cliente e mante-lo em sua rede:




  1. Demonstre ao cliente que sua empresa tem interesse em resolver o problema dele, independentemente de quem tem razão ou não. Afinal, certamente existem várias empresas do segmento em que você atua, mas cliente é cada um de uma forma, com sua importância singular;
 

  1. Sempre demonstre que a empresa possui limites – técnicos, contratuais, de prazos – mas que possui a clara visão de como poderá ajudá-lo ou ao menos se esforçar para que ele seja prontamente atendido no que deseja;

 

  1. Siga um roteiro de atendimento previamente traçado, mas nunca cansativo e sem sentido/ neste atendimento faça perguntas específicas sobre o problema do cliente para identificar a necessidade dele;
 

  1. Durante o atendimento ao cliente, reproduza o discurso dele com suas palavras para confirmar o seu entendimento. Isso demonstrará que você dedicou seu tempo e atenção a ele;
 

  1. É bom dar sugestões para solucionar a questão, com base em sua própria experiência – não no que você acha que o cliente quer ouvir. Essa atitude irá gerar relacionamento direto com ele, por meio da identificação. Ele verá que do outro lado da linha existe uma pessoa que já passou pela mesma questão;
 

  1. Cada situação requer uma urgência de atendimento que a situação necessita. Forneça sempre o retorno de como está o andamento daquele atendimento, para tranquilizar o cliente. O cliente não tem a obrigação de entrar em contato com o atendimento para acompanhar o status, mas a empresa sim é responsável por satisfazer esse consumidor e se esforçar para fidelizá-lo;
  

    7. Somente prometa o que a empresa poderá cumprir;

 

  1. Em várias ocasiões, o cliente só quer ser ouvido: mesmo que a situação já tenha sido solucionada, ele quer falar a respeito ou confirmar se essa solução foi a mais acertada. A empresa deve sempre ouvir o que os clientes têm a dizer;

 
  1. A empresa nunca deve demonstrar que quer se livrar daquele problema, fato muito comum nos atendimentos telefônicos corporativos aqui do Brasil. O papel de uma boa empresa é mostrar interesse e empenho em solucionar uma questão, e não economizar tempo para ‘se livrar daquele abacaxi’.

 

Parece muito fácil todo esse processo, e até é, mas exige comprometimento e respeito pelos consumidores. E nesta hora é bom lembrar-se da Missão da Empresa.

 

Fonte e Sítios Consultados

http://portalcallcenter.consumidormoderno.uol.com.br/gestao/melhores-praticas/9-dicas-para-aumentar-a-qualidade-no-atendimento-ao-cliente

 

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