A qualidade no atendimento ao cliente
Mas, surpreendentemente, existem
empresas e alguns profissionais (médicos, por exemplo), que ignoram solenemente
essa máxima.
Para quem quer realmente melhorar
a qualidade da relação com o cliente destacamos 9 dicas de como aumentar a
qualidade no atendimento ao cliente e mante-lo em sua rede:
- Demonstre ao cliente que sua empresa tem interesse em resolver o
problema dele, independentemente de quem tem razão ou não. Afinal,
certamente existem várias empresas do segmento em que você atua, mas
cliente é cada um de uma forma, com sua importância singular;
- Sempre demonstre que a empresa possui limites – técnicos,
contratuais, de prazos – mas que possui a clara visão de como poderá ajudá-lo
ou ao menos se esforçar para que ele seja prontamente atendido no que deseja;
- Siga um roteiro de atendimento previamente traçado, mas nunca
cansativo e sem sentido/ neste atendimento faça perguntas específicas
sobre o problema do cliente para identificar a necessidade dele;
- Durante o atendimento ao cliente, reproduza o discurso dele com
suas palavras para confirmar o seu entendimento. Isso demonstrará que você
dedicou seu tempo e atenção a ele;
- É bom dar sugestões para solucionar a questão, com base em sua
própria experiência – não no que você acha que o cliente quer ouvir. Essa
atitude irá gerar relacionamento direto com ele, por meio da identificação.
Ele verá que do outro lado da linha existe uma pessoa que já passou pela
mesma questão;
- Cada situação requer uma urgência de atendimento que a situação
necessita. Forneça sempre o retorno de como está o andamento daquele atendimento,
para tranquilizar o cliente. O cliente não tem a obrigação de entrar em
contato com o atendimento para acompanhar o status, mas a empresa sim é
responsável por satisfazer esse consumidor e se esforçar para fidelizá-lo;
- Em várias ocasiões, o cliente só quer ser ouvido: mesmo que a situação
já tenha sido solucionada, ele quer falar a respeito ou confirmar se essa
solução foi a mais acertada. A empresa deve sempre ouvir o que os clientes
têm a dizer;
- A empresa nunca deve demonstrar que quer se livrar daquele problema,
fato muito comum nos atendimentos telefônicos corporativos aqui do Brasil.
O papel de uma boa empresa é mostrar interesse e empenho em solucionar uma
questão, e não economizar tempo para ‘se livrar daquele abacaxi’.
Parece muito fácil todo esse
processo, e até é, mas exige comprometimento e respeito pelos consumidores. E
nesta hora é bom lembrar-se da Missão da Empresa.
Fonte e
Sítios Consultados
http://portalcallcenter.consumidormoderno.uol.com.br/gestao/melhores-praticas/9-dicas-para-aumentar-a-qualidade-no-atendimento-ao-cliente
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