Total de visualizações de página

Powered By Blogger
Administração no Blog

Conteúdos de Administração e assuntos atuais.

3 de novembro de 2015

Angustias e incompetências do Homem Digital de 2015



Já virou rotina acompanhar parentes, amigos, amigos virtuais e desconhecidos se manifestando através das redes sociais com as mais variadas formas de humor. Existem aqueles que são engraçados, os muito engraçados e os totalmente sem graça, além daqueles personagens típicos da internet que estão sempre contra tudo e todos, assim como aqueles outros mal humorados que sempre tem uma opinião contrária a nossa – mas, isso nada mais é do que a representação fiel dos humanos na vida real.



 Porém, de uns tempos para cá muitos desses personagens digitais veem passando por transformações que os levam a praticarem ações de cunho ofensivo contra outros internautas. O curioso é perceber que todo aquele afeto e amor tão difundido e compartilhado por estas mesmas pessoas quando elas se referem aos membros da sua família ou ao seu clã de convívio não estão presentes quando por algum motivo obscuro, elas agridem pessoas simplesmente pela cor da pele, pelo tipo de cabelo, por uma opinião em relação a qualquer assunto ou até por uma simples postagem.

Atualmente é fácil encontrar pessoas indignadas (independente de estarmos ou não conectados no mundo virtual) que fazem questão de compartilhar um ar de irritação, de indignação e de desânimo com o atual momento que o nosso País está vivendo – e mesmo que façamos algo para tentar amenizar este sentimento até parece que é como se não adiantasse fazer nada.

Muitos podem até pensar que isso se deve ao fato do Brasil estar passando por uma tremenda crise econômica/Política e de Gestão que segundo alguns indicadores econômicos irão derrubar o PIB de 2015 para (- 3,2%), número este que só alimenta ainda mais o quadro de recessão esperado para 2016 que é de (-2%). Do modo que as coisas estão caminhando aqui no Brasil temos tudo para enfrentar mais uns dois anos de crise, isso significa dizer que esse cenário de crise econômica irá até 2017.

Mas, voltando ao nosso tema de intolerância digital é bem capaz que essa sensação de ‘ar pesado’, de desconforto, de impaciência, de raiva gratuita, de insensatez, de intolerância que estamos vivendo atualmente esteja diretamente ligada ao formato de vida complicada deste século 21, afinal, se pararmos por um segundo que seja para listar a quantidade de afazeres, de senhas, de leis, de obrigações que temos de obedecer e realizar todos os dias, isso, sem contar aquele ônibus cheio, aquele trem que não chega nunca, aquelas filas intermináveis nos aeroportos, as plataformas das estações do metrô lotadas ou ainda aquele trânsito insano de todos os dias - depois de verificar todas essas ações que o ser humano do ano 2015 precisa realizar diariamente até podemos pensar que a pressão em realizar todas essas ações é um estopim capaz de levar esses indivíduos a demostrarem tais desvios de conduta no mundo digital.

Talvez muitos dos problemas atuais venham da ideia de que a nossa sociedade foi ajustada para lidar em escala, o problema é que somos absolutamente incompetentes na gestão dessa complexidade, e para quem dúvida disso basta olhar para o lado para encontrar um ser humano do século 21 combatendo algumas ameaças de doenças com raquetes elétricas ou muitas vezes só com ‘um tapa’.

Vamos encerrando este com a triste constatação de perceber que muitos ‘homens’ deste mundo digital desaprenderam a dividir o que é bom com os outros, afinal, neste século 21 é muito fácil utilizar os canais digitais como um tribunal para julgar e reprovar tudo o que nos parece diferente, tudo o que entendemos como anormal. Até parece que muitos brasileiros deixaram de se interessar em somar algo de bom ao próximo e ao invés disso, vivem em uma procura desesperada quase insana em produzir opiniões e comentários raivosos embasados simplesmente no intuito de agredir o próximo - talvez a explicação sobre os atos reprováveis cometidos por muitos internautas esteja no fato deles tentarem com isso amenizar as suas incompetências e a sua própria angustia.  







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger

Administração no Blog

Blog Universitário, voltado para temas sobre a Administração Global.

Seguidores

Arquivo do blog

Renato Mariano

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil

Pesquisar este blog